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dc.creatorKaloczi, Juliana da Silva Lopes-
dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.date.accessioned2022-02-14T22:22:27Z-
dc.date.available2022-02-14T22:22:27Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationKALOCZI, J. da S. L.; BETLINSKI, C. O educador governante e a formação social do indivíduo em Emílio ou Da Educação. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1, p. 01-14, mar. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.7920.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.7920pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49311-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade LaSalle - Unilasallept_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceRevista de Educação, Ciência e Culturapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectJean-Jacques Rousseau (1712-1778)pt_BR
dc.subjectEducador Governantept_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectGoverning Educatorpt_BR
dc.titleO educador governante e a formação social do indivíduo em Emílio ou Da Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe governing educator and the social formation of the individual in Emílio or On Educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo analisa-se o lugar do educador no contexto da pedagogia rousseauniana e tem-se como objeto de investigação a obra Emílio ou Da Educação (1762). Os objetivos propostos são a caracterização da pedagogia natural e a caracterização do papel do educador governante no processo de formação moral e política do indivíduo. Adotou-se, como método de pesquisa, a hermenêutica aplicada aos estudos bibliográficos, que além da obra supracitada, amparou-se também em livros de comentadores do filósofo Rousseau. Como resultados da discussão, observou-se que o pensador genebrino propôs uma pedagogia inovadora para seu tempo, na medida em que revoluciona a relação entre educador e educando e entre educação e sociedade, vínculos estes que são evidenciados em nossas análises. Inaugurador da chamada pedagogia natural, o filósofo alvitra uma reaproximação entre a educação e a condição natural de liberdade do educando e a formação moral e política para vida na sociedade democrática, mediada pelo educador governante.pt_BR
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