Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuscácio, Alana Máximo-
dc.creatorReis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.creatorRibeiro, Cláudia Maria-
dc.date.accessioned2022-02-18T22:23:38Z-
dc.date.available2022-02-18T22:23:38Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationBUSCÁCIO, A. M.; REIS, F. P. G. dos; RIBEIRO, C. M. Cartografando práticas pedagógicas de educadoras/es da educação infantil de Lavras-MG: o deságüe das artes a partir do 145º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. Revista Diversidade e Educação, Rio Grande, v. 9, p. 369-396, 2021. Edição Especial. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12643.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49399-
dc.description.abstractIn this research has as objective to map the training process of educators in the LavrasMG municipality from the context of the 145th south Minas Gerais Forum of Childhood Education, whose theme was “Art in the Reference Curriculum of Minas Gerais: transforming realities into possibilities”. The work is justified by the importance of problematizing the continuing education of educators, as well as the artistic experiences developed with teachers, monitors and children in Childhood Education. We immerse ourselves in the imaginary enchantments, with the intention of bringing to the surface, “existing things” and that are not always valued for everyone's appreciation, so we chose to map this process: children's artistic productions, speech of educators and using a semi-structured interview, in addition to the Document Analysis of the material that constitutes the Minas Gerais Forum of Childhood Education. The empirical material collected will be subsequently analyzed, together with the documents guiding the actions, aiming mainly problematize and highlight how the entire production process and continuing education of these professionals took place.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grandept_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista Diversidade e Educaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducación continuapt_BR
dc.subjectEducación Infantilpt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectChildhood Educationpt_BR
dc.titleCartografando práticas pedagógicas de educadoras/es da educação infantil de Lavras-MG: o deságüe das artes a partir do 145º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantilpt_BR
dc.title.alternativeCartografando prácticas pedagógicas de educadores de educación infantil en Lavras-MG: la fuga de las artes del 145 ° Foro de Educación Infantil de Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeCartografando pedagogical practices of educators/es of childhood education in Lavras-MG: the drain of the arts from the 145th Minas Gerais Forum of Early Childhood Educationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo cartografar o processo de formação dos/as educadores/as do município de Lavras-MG a partir do contexto do 145º Fórum Sul Mineiro da Educação Infantil, cuja temática foi “A Arte no Currículo Referência de Minas Gerais: transformando realidades em possibilidades”. O trabalho justifica-se pela importância de problematizar a formação continuada de educadores/as, assim como as experiências artísticas desenvolvidas com professores/as, monitores/as e crianças da Educação Infantil. Mergulha-se nas encantarias do imaginário, com a intenção de trazer até a superfície, “coisas existentes” e que nem sempre são valorizadas, para apreciação de todos/as. Optou-se por cartografar esse processo: produções artísticas das crianças, fala de educadores/as e utilizar uma entrevista semiestruturada, além da Análise Documental do material constituinte deste FSMEI. O material empírico recolhido é analisado, junto aos documentos norteadores das ações, visando problematizar e destacar como ocorreu todo o processo de produção e formação continuada desses/as profissionais.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons