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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araújo, Rosivânia Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T17:33:17Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T17:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, R. S. A consciência fonológica no processo de alfabetização: análise do curso de formação continuada em práticas de alfabetização. 2022. 121 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49541 | - |
dc.description.abstract | The purpose of literacy is that children understand the reading and writing system, autonomously and continuously. Recent researches in this area have been emphasizing the importance of metalinguistic skills to promote success in the initial learning of reading and writing: literacy, mainly related to the ability of phonological awareness. The research has a qualitative approach in the exploratory modality, as it allows for a deeper understanding of the problem under study, as well as improving information that will support the construction of concepts and hypotheses, enabling more promising conclusions and results for the research. The present study aims to discuss the approach aimed at working with Phonological Awareness in the literacy process, based on the analysis of module 02 of the Continuing Education in Literacy Practices course. As specific objectives, we intend to: (i) analyze the methodologies proposed for working with phonological awareness; (ii) analyze the resources adopted; (iii) understand the concept of literacy that permeates the course. To carry out the objectives, we took as a basis the theoretical reflection of authors such as Magda Soares ( 2003, 2004, 2014, 2020); Morais (2012, 2021) Capovilla (2004); Adams (2006); Almeida (2003); Kleiman (1995); Blacksmith (1996); Kato (1994), Pessoa (2007), Mortatti (2008, 2006, 2014) and also in official documents that guide education. In addition to the bibliographic research, for the generation of data, a critical analysis of the Continuing Training in Literacy Practices course will be carried out, offered by the Ministry of Education, online, through the AVAMEC platform - Tempo to learn, with the partnership of 23 institutions. The course “Literacy Practices” was emphatically authoritarian, reductionist and retrograde, imposing the phonic method as a solution and better induction to the literacy process, based on scientific evidence and experimental studies, disregarding the entire history of Brazilian literacy. We can conclude that the development of the Phonological Awareness skill can be a relevant factor in the literacy process, but as long as the conduction to this literacy is broad, debatable, diversified and not reduced to just this or that method, but that the field of opportunity for students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Children - Literacy | pt_BR |
dc.subject | Phonological awareness | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.title | A consciência fonológica no processo de alfabetização: análise do curso de formação continuada em práticas de alfabetização | pt_BR |
dc.title.alternative | Phonological awareness in the literacy process: analysis of the continuous training course in literacy practices | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Mauricéia Silva de Paula | - |
dc.contributor.referee1 | Goulart, Ilsa do Carmo Vieira | - |
dc.contributor.referee2 | Pessoa, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves | - |
dc.description.resumo | O propósito da alfabetização é que as crianças compreendam o sistema de leitura e escrita, de forma autônoma e contínua. Pesquisas recentes nesta área vêm enfatizando a importância das habilidades metalinguísticas para promover o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e escrita: a alfabetização, principalmente relacionado à habilidade da Consciência fonológica. A pesquisa é de abordagem qualitativa na modalidade exploratória, pois possibilita um maior aprofundamento na compreensão do problema em estudo, bem como aprimorar informações que darão suporte à construção de conceitos e hipóteses, possibilitando conclusões e resultados mais promissores à pesquisa. O presente estudo objetiva discutir sobre a abordagem destinada ao trabalho com a Consciência Fonológica no processo de alfabetização, a partir da análise do módulo 02 do curso de Formação continuada em Práticas de Alfabetização. Como objetivos específicos pretende-se: (i) analisar as metodologias propostas para o trabalho com a consciência fonológica; (ii) analisar os recursos adotados; (iii) compreender a concepção de alfabetização que perpassa o curso. Para execução dos objetivos, tomamos como base a reflexão teórica de autores como Magda Soares ( 2003, 2004, 2014, 2020); Morais (2012, 2021) Capovilla (2004); Adams (2006); Almeida (2003); Kleiman (1995); Ferreiro (1996); Kato (1994), Pessoa (2007), Mortatti (2008, 2006, 2014) e também em documentos oficiais que norteiam a educação. Além da pesquisa bibliográfica, para a geração dos dados, será realizada uma análise crítica do curso de Formação Continuada em Práticas de Alfabetização, oferecido pelo Ministério da Educação, de forma online, através da plataforma AVAMEC – Tempo de aprender, com a parceria de 23 instituições. O curso “Práticas de Alfabetização” apresentou-se enfaticamente autoritário, reducionista e retrógado impondo o método fônico como solução e melhor indução ao processo de alfabetização, baseado nas evidências científicas e estudos experimentais, desconsiderando toda história da alfabetização brasileira. Podemos concluir que o desenvolvimento da habilidade Consciência Fonológica, pode ser fator de relevância no processo de alfabetização, mas desde que a condução a esta alfabetização, seja ampla, discutível, diversificada e não reduzida a somente este ou aquele método, mas que se amplie o campo de oportunidade aos educandos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2590896998321485 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) |
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