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Título: Educação física escolar, esporte e (Semi) formação: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade
Autor(es): Magalhães Júnior, Carlos Augusto
Orientador: Rodrigues, Luciana Azevedo
Membro da banca: Vaz, Alexandre Fernandez
Oliveira, Cláudio Márcio
Área de concentração: Formação de Professores
Assunto: Indústria cultural
Formação de professor
Educação física escolar
Cultural industry
Teacher formation
School physical education
Data de Defesa: 15-Dez-2014
Data de publicação: 29-Jan-2015
Referência: MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. Educação física escolar, esporte e (Semi) formação: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. 2015. 85 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Este estudo insere-se na discussão da problemática sobre potencial formativo do esporte. Nesse sentido, o recorte realizado para o trabalho busca problematizar o modo como o esporte tem sido pensado na formação de professores de Educação Física. O estudo, caracterizado como uma reflexão teórica respaldada pelo referencial teórico da Escola de Frankfurt se organiza em três capítulos. No primeiro, busca refletir sobre a formação na sociedade contemporânea, tendo como referência os textos dos pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt como Adorno e Horkheimer, bem como as obras de um pensador contemporâneo continuador dessa tradição filosófica: C. Türcke. Assim, apoiado nas reflexões desses autores, são discutidas as potencialidades e impotencialidades da formação no capitalismo contemporâneo, tendo em vista que nesse contexto a Indústria Cultural assume papel central na formação das subjetividades. No segundo capítulo, a partir de um diálogo com Gumbrecht (2007), é tecida uma reflexão sobre a possibilidade de uma fruição estética do esporte. Nesse sentido, argumenta-se que essencial para essa fruição é a manutenção e apropriação da tensão constituinte do esporte entre esperado/inesperado. Por fim, o terceiro capítulo, é dedicado para uma reflexão sobre duas obras que fundamentam a formação do professor de Educação Física, no curso de licenciatura da Universidade Federal de Lavras, escolhidas a partir das ementas das disciplinas. As obras em questão: Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica e Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola são examinadas tendo em vista refletir em que medida o modo como o esporte vem sendo pensado pela Educação Física tem permitido (ou não) aos sujeitos envolvidos em seus processos formativos se oporem ao modo como a Indústria Cultural veicula esse artefato cultural. As reflexões sinalizam para a necessidade de se repensar o modo como o esporte vem sendo tomado enquanto elemento formativo pela Educação Física, na medida em que esse artefato cultural tem sido veiculado somente como meio para outro algo, ou seja, observa-se uma instrumentalização do esporte em detrimento de uma problematização da apropriação crítica desse fenômeno.
Abstract: This study is inserted in the discussion of the issues on the formative potential of sports. In this sense, the framing used for the paper seeks to problematize the manner in which sports have been thought over in the formation of Physical Education teachers. The study, characterized as a theoretical reflection supported by the theoretical reference of the School of Frankfurt is organized in three chapters. In the first chapter, we seek to reflect on the formation of contemporary society, referenced by the texts of the first School of Frankfurt generation of thinkers such as Adorno and Horkheimer, as well as the works of contemporary thinkers continuing this philosophical tradition: C. Türcke. Therefore, based on the reflections of these authors, we discuss the potentialities and impotentialities of formation in the contemporary capitalism, bearing in mind that, in this context, the Cultural Industry assumes a central role in the formation of subjectivities. In the second chapter, basing on a dialog with Gumbrecht (2007), we weave a reflection on the possibility of an aesthetic fruition of sports. In this sense, we argue that the maintenance and appropriation of the tension constituent of sports between expected/unexpected is essential. Finally, the third chapter is dedicated to a reflection on two works that fundament the formation of the Physical Education teacher, in the licentiate course of the Universidade Federal de Lavras, chosen from the discipline transcripts. The works in question: Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica and Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola are examined reflecting on the measure the manner in which sports have been thought by Physical Education has allowed (or not) the subjects involved in its formative processes to oppose to the manner in which the Cultural Industry relays this cultural artifact. The reflections signal the need for rethinking the manner in which sports has been taken while formative element by Physical Education, as far as this cultural artifact has been relayed only as a means for something else, that is, we observe an orchestration of sports in detriment of a problematization of the critical appropriation of this phenomenon.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós - Graduação em Educação – Curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4968
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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