Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Castro, Álvaro Leonel de Oliveira | - |
dc.creator | Rezende, Daniel Carvalho de | - |
dc.creator | Brito, Mozar José de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T22:34:11Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T22:34:11Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, A. L. de O.; REZENDE, D. C. de; BRITO, M. J. de. Toward an integrative musical score: Orchestrating practice and taste in music consumption. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 393-421, out./dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v20i4.18041. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49690 | - |
dc.description.abstract | Objective: to present a conceptual structure that promotes the dialogue between consumption practices and taste in the context of music scenes. Method: an integrative review of the existing literature on the topic was carried out, adopting the approach suggested by Torraco (2016). Originality/Relevance: it consists in the understanding that the passive-active listener can perform practices of internalization and externalization of taste in a music scene. This would occur through a process of mutual constitution, dependent on the integration between objects, actions and meanings that make musical practice viable. Results: the conceptual framework presented states that, in a music scene, the learning process in the face of the formation of a taste regime can be guided by active listeners and / or digital platforms. In this way, taste is judged in the face of the listener's experiences, which improves his ability and becomes a particular individual in a music scene. This individual performs performances of taste in a music scene, whether in the sphere of virtual communities; when ritualizing musical practices; or when attending appropriate aesthetic spaces. This would have implications for the listener's musical taste, and may also generate a new taste. Theoretical contributions: an alternative is conceived for the analysis of consumption practices that portray the listeners' tastes, highlighting music as a central element in this process. A research agenda within the scope of music scenes is suggested, contemplating the multiple musical practices that constitute the internalization and externalization of taste. | pt_BR |
dc.language | en | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Nove de Julho - Uninove | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.source | Revista Brasileira de Marketing – ReMark / Brazilian Journal of Marketing - BJM | pt_BR |
dc.subject | Theory of practice | pt_BR |
dc.subject | Taste | pt_BR |
dc.subject | Music - Consumption | pt_BR |
dc.subject | Integrative review | pt_BR |
dc.subject | Teoria da prática | pt_BR |
dc.subject | Gosto | pt_BR |
dc.subject | Música - Consumo | pt_BR |
dc.subject | Revisão integrativa | pt_BR |
dc.title | Toward an integrative musical score: Orchestrating practice and taste in music consumption | pt_BR |
dc.title.alternative | Por uma partitura integradora: orquestrando a prática e o gosto no consumo musical | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: apresentar uma estrutura conceitual que promova a interlocução entre as práticas de consumo e o gosto no contexto das cenas musicais. Método: realizou-se uma revisão integrativa da literatura existente sobre o tema, adotando a abordagem sugerida por Torraco (2016). Originalidade/Relevância: consiste no entendimento de que o ouvinte passivo-ativo pode desempenhar práticas de internalização e externalização do gosto em uma cena musical. Isto ocorreria por meio de um processo de constituição mútua, dependente da integração entre objetos, ações e significados que viabilizam a prática musical. Resultados: a estrutura conceitual apresentada situa que, em uma cena musical, o processo de aprendizagem em face a formação de um regime de gosto pode ser guiado por ouvintes ativos e/ou plataformas digitais. Dessa forma, o gosto é julgado em face às experiências do ouvinte, que aprimora sua capacidade e se torna um ser particular em uma cena musical. Esse indivíduo desempenha performances do gosto em uma cena musical, seja na esfera das comunidades virtuais; ao ritualizar práticas musicais; ou ao frequentar espaços estéticos apropriados. Isto causaria implicações para o gosto musical do ouvinte, podendo, ainda, gerar um novo gosto. Contribuições teóricas: propõe-se uma alternativa para a compreensão das práticas de consumo que retratam os gostos dos praticantes, evidenciando a música como um elemento central nesse processo. Sugere-se uma agenda de pesquisa no âmbito das cenas musicais, contemplando as múltiplas práticas musicais que constituem a internalização e a externalização do gosto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DAE - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Toward an integrative musical score Orchestrating practice and taste in music consumption.pdf | 981,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons