Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Patrícia Aparecida-
dc.creatorRezende, Daniel Carvalho de-
dc.creatorLourenço, Cléria Donizete da Silva-
dc.date.accessioned2015-01-29T17:08:11Z-
dc.date.available2015-01-29T17:08:11Z-
dc.date.copyright2008-05-
dc.date.issued2015-01-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, P. A.; REZENDE, D. C. de; LOURENÇO, C. D. da S. Geração canguru: algumas tendências que orientam o consumo jovem e modificam o ciclo de vida familiar. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 3., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4969-
dc.description.urihttp://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EMA/ema_2008/2008_EMA158.pdfpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectGeração cangurupt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.titleGeração canguru: algumas tendências que orientam o consumo jovem e modificam o ciclo de vida familiarpt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO estudo procurou compreender quais são as motivações para que os jovens adultos da classe média, já inseridos no mercado de trabalho, permaneçam na casa de seus pais (fenômeno denominado pela mídia de geração canguru) e o que isso representa para o campo do consumo. Por meio de um estudo qualitativo que consistiu de entrevistas com jovens adultos de uma cidade do interior de Minas Gerais foram identificadas categorias de análise sob a perspectiva da grounded theory: fatores responsáveis pelo prolongamento da permanência dos jovens adultos na casa dos pais; a postura dos pais; a decisão de sair da casa dos pais; o significado do consumo; o consumismo; produtos e serviços que são prioridades de consumo. O estudo revelou diferentes motivações para o prolongamento da vida na casa dos pais. Destaca-se, no entanto, a dimensão pragmática e individualista da nova geração. Os pais, em sua maioria, também parecem não cobrar dos filhos a sua emancipação e independência, como ocorria nas gerações anteriores. O comportamento de consumo dos jovens cangurus revela grande propensão à compra de produtos supérfluos, destacando-se também a influência que eles exercem no consumo familiar. O conhecimento da dinâmica das novas famílias destaca-se, portanto, como um elemento altamente relevante para as estratégias de marketing.pt_BR
Appears in Collections:DAE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons