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dc.creatorGonçalves, Eduardo Jardel Veiga-
dc.date.accessioned2013-04-29T17:59:12Z-
dc.date.available2013-04-29T17:59:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.citationGONÇALVES, E. J. V. Análise e desenvolvimento de modelos de negócio em spin-offs acadêmicos: um estudo junto as empresas da INBATEC/UFLA. 2012. 129 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/496-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Curso de Mestrado em Administração, na área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqpt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.subjectSpin-offs acadêmicospt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectBusiness model canvaspt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectRevolução acadêmicapt_BR
dc.subjectMétodo de pesquisapt_BR
dc.subjectBusiness modelspt_BR
dc.subjectAcademic spin-offspt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.titleAnálise e desenvolvimento de modelos de negócio em spin-offs acadêmicos: um estudo junto as empresas da INBATEC/UFLApt_BR
dc.publisher.programDAE - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationGestão Estratégica, Marketing e Inovaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sugano, Joel Yutaka-
dc.contributor.referee1Sanches, Carlos Eduardo-
dc.contributor.referee1Castro, Cleber Carvalho de-
dc.description.resumoSpin-Offs Acadêmicos (SOAs) são empresas criadas por pesquisadores/ empreendedores com a finalidade de explorar economicamente os resultados oriundos de pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico. Contudo, poucos são os estudos nos quais se busca compreender o fenômeno dos SOAs pela ótica dos “modelos de negócio”, que são estruturas que representam a lógica de como as empresas são capazes de criar e captar valor das inovações oferecidas. Assim, por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, este trabalho foi realizado com o objetivo de refletir sobre o significado, as estruturas e o desenvolvimento de modelos de negócio no contexto dos SOAs. Para tanto, cinco SOAs incubados na INBATEC UFLA foram pesquisados e três objetivos específicos foram traçados e envolveram o emprego de três diferentes métodos de pesquisa. O primeiro objetivo foi relacionado à compreensão da percepção dos empreendedores quanto à utilidade e os elementos estruturais aos quais acreditam compor o modelo de negócio de suas empresas. Para alcançá-lo, utilizou-se a técnica da análise temática de conteúdo, realizada sobre o material de treze entrevistas. O segundo objetivo foi relacionado à avaliação das estruturas de modelos de negócio representadas nos planos de negócio das empresas e, para tanto, utilizou-se a técnica do estudo multicaso. O terceiro objetivo envolveu a pesquisa-ação e a compreensão das contribuições do método Business Model Canvas (OSTEWALDER; PIGNEUR, 2009) para o desenvolvimento das estruturas de modelos de negócio das empresas. Os resultados também foram apresentados em três partes, sendo cada uma delas relacionada ao cumprimento de um dos objetivos específicos. A primeira parte demonstrou que, apesar das três utilidades atribuídas (gerador de receitas, norteador de ações e representação da lógica de funcionamento) e de cinco elementos estruturais mencionados, a visão dos empreendedores se mostrou limitada quanto ao entendimento do conceito. Na segunda parte, as avaliações dos planos de negócio revelaram três tipos de estruturas de modelos de negócio (valor pelo valor, estrutura dispersa e valor para o mercado), todas elas inconsistentes quando analisadas sob os parâmetros prescritos pela literatura. A terceira parte revelou as principais contribuições do método Business Model Canvas, que se mostrou eficaz para o desenvolvimento/reestruturação dos modelos de negócio dos SOAs. Com base nos resultados, propõe-se um novo modelo para o planejamento no contexto dos SOAs, que preconiza o desenvolvimento de estruturas de modelos de negócio antes da elaboração de planos de negócio.pt_BR
dc.description.resumoAcademic Spin-Offs (ASOs) are companies created by researchers/business people in order to economically exploit the results from academic research. However, there are few papers trying to study the phenomenon from the perspective of ASOs "business models", which are structures that represent the logic of how these companies are able to create and capture the value offered by innovation. Thus, through a qualitative exploratory study this work aimed to reflect on the meaning, structure and development of business models in the context of ASOs. For this purpose, five ASOs incubated in INBATEC UFLA were surveyed. Three specific objectives were outlined and involved three different research methods. The first goal was to understand the perception of the entrepreneurs about the utility and the structural elements that composes the business model of their companies. To achieve this goal, the method of thematic content analysis was performed on thirteen interviews data. The second objective was related to the evaluation of business models structure represented in the business plans of companies. For this purpose, the technique of multicase study was used.The third goal involved action research and understanding the contributions of the Business Model Canvas method (OSTEWALDER; PIGNEUR, 2009) for the structures development of business models in these companies. The results were also presented in three parts, each one related to the fulfillment one of the specific objectives. The first part showed that, despite the three utilities assigned (revenue-generating, guiding actions andlogic operation representation) and five structural elements mentioned, the vision of entrepreneurs proved to be limited to understand of the concept. In the second part, the evaluations of business plans show three kinds of business models structures (value for value; dispersed structure, and value to the market). All these structures are inconsistent when analyzed within the parameters prescribed in the literature. The third part showed the main contributions of the Business Model Canvas method that has proven effective in developing / restructuring in the ASOs business models. Based on the results, this paper proposed a new model for planning, in the context of ASOs, which advocates the development of structures of business models before writing business plans.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
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