Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4973

Título: Um artefato para a construção de sólidos geométricos com o isopor e aplicações
Autor(es): Minchillo, Mauricio
Orientador: Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré
Membro da banca: Ferreira, Ricardo Edem
Cunha, Carlos Alberto Raposa da
Área de concentração: Matemática
Assunto: Ensino de geometria
Material manipulável
Máquina para cortar isopor
Geometria no ensino médio
Data de Defesa: 12-Mar-2013
Data de publicação: 29-Jan-2015
Referência: MINCHILLO, M. Um artefato para a construção de sólidos geométricos com o isopor e aplicações. 104 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: Inicialmente procura-se, neste trabalho, apresentar a importância do uso de materiais e processos inovadores que têm por finalidade aumentar a capacidade do professor de Matemática para sensibilizar e motivar os seus alunos. A intenção principal, sempre que mudanças são propostas, é a de que a aquisição do conhecimento torne-se mais prazerosa e eficaz. Especialmente na área de Geometria, o uso de recursos e materiais tem demonstrado especial poder para atrair a atenção dos discentes em todos os níveis escolares. A utilização de materiais manipuláveis, nessa linha de raciocínio, facilita o aprendizado e torna-o mais ameno. Elabora-se um breve histórico de mudanças ocorridas nas formas de enxergar a transmissão do conhecimento matemático no Ensino Básico e as detecções da necessidade de mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Destacam-se mudanças no perfil dos alunos ingressantes nos Institutos Federais, a partir da década de 1970. É constatada a importância dos recursos audiovisuais e computacionais no ensino e, a despeito disso, são apresentadas propostas de utilização de materiais e equipamentos simples a serem utilizados em atividades práticas em sala e ou nos laboratórios didáticos de Matemática. Destaca-se o uso de uma máquina para cortar isopor que fabrica os principais sólidos geométricos estudados no Ensino Médio. Demonstra-se a forma de construí-la. Apresentam-se, ainda, diversos exemplos de aplicação do equipamento e propostas atividades de seu uso ligadas a conteúdos de Matemática no Ensino Médio. Encerra-se o trabalho com um elenco de expectativas relacionadas ao futuro da transmissão dos conhecimentos da área de Geometria e com o levantamento dos resultados esperados com a aplicação das atividades propostas.
Initially, the objective of this work was to show the importance of the use of materials and innovative processes which aims at increasing Math teachers’ capacity of sensitizing and motivating their students. The main intention, every time changes are proposed, is that the acquisition of knowledge becomes pleasurable and effective. Especially in the Geometry area, the use of resources and materials has demonstrated special power in attracting the attention of students in all schooling levels. The use of manipulable materials, in this line of reasoning, facilitates apprenticeship and renders it more pleasant. A brief record of changes occurred in the forms of recognizing the transmission of mathematical knowledge in primary education the detection of the need for change occurring in Brazil and in the world. The changes in the profiles of students entering Federal Institutes, from the 1970’s decade, are highlighted. It is important to use audiovisual and computer resources in teaching and, for this, propositions on using materials and simple equipments in practices in class or in Math laboratories are presented. The use of a machine to cut foam, which fabricates the main geometric solids studied in High School, is highlighted. The manner in which to build it is demonstrated. We also show many examples of the application of the equipment and activity propositions connected to High School Math content. We close this work with a cast of expectations related to the future of knowledge transmission in the Geometry area and with the survey of the expected results with the application of the proposed activities.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4973
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO Um artefato para a construção de sólidos geométricos com o isopor e aplicações.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback