Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DEX - Departamento de Ciências Exatas >
DEX - Programa de Pós-graduação >
DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4973

Title: Um artefato para a construção de sólidos geométricos com o isopor e aplicações
???metadata.dc.creator???: Minchillo, Mauricio
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Ricardo Edem
Cunha, Carlos Alberto Raposa da
???metadata.dc.description.concentration???: Matemática
Keywords: Ensino de geometria
Material manipulável
Máquina para cortar isopor
Geometria no ensino médio
???metadata.dc.date.submitted???: 12-Mar-2013
Issue Date: 29-Jan-2015
Citation: MINCHILLO, M. Um artefato para a construção de sólidos geométricos com o isopor e aplicações. 104 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Inicialmente procura-se, neste trabalho, apresentar a importância do uso de materiais e processos inovadores que têm por finalidade aumentar a capacidade do professor de Matemática para sensibilizar e motivar os seus alunos. A intenção principal, sempre que mudanças são propostas, é a de que a aquisição do conhecimento torne-se mais prazerosa e eficaz. Especialmente na área de Geometria, o uso de recursos e materiais tem demonstrado especial poder para atrair a atenção dos discentes em todos os níveis escolares. A utilização de materiais manipuláveis, nessa linha de raciocínio, facilita o aprendizado e torna-o mais ameno. Elabora-se um breve histórico de mudanças ocorridas nas formas de enxergar a transmissão do conhecimento matemático no Ensino Básico e as detecções da necessidade de mudanças ocorridas no Brasil e no mundo. Destacam-se mudanças no perfil dos alunos ingressantes nos Institutos Federais, a partir da década de 1970. É constatada a importância dos recursos audiovisuais e computacionais no ensino e, a despeito disso, são apresentadas propostas de utilização de materiais e equipamentos simples a serem utilizados em atividades práticas em sala e ou nos laboratórios didáticos de Matemática. Destaca-se o uso de uma máquina para cortar isopor que fabrica os principais sólidos geométricos estudados no Ensino Médio. Demonstra-se a forma de construí-la. Apresentam-se, ainda, diversos exemplos de aplicação do equipamento e propostas atividades de seu uso ligadas a conteúdos de Matemática no Ensino Médio. Encerra-se o trabalho com um elenco de expectativas relacionadas ao futuro da transmissão dos conhecimentos da área de Geometria e com o levantamento dos resultados esperados com a aplicação das atividades propostas.
Initially, the objective of this work was to show the importance of the use of materials and innovative processes which aims at increasing Math teachers’ capacity of sensitizing and motivating their students. The main intention, every time changes are proposed, is that the acquisition of knowledge becomes pleasurable and effective. Especially in the Geometry area, the use of resources and materials has demonstrated special power in attracting the attention of students in all schooling levels. The use of manipulable materials, in this line of reasoning, facilitates apprenticeship and renders it more pleasant. A brief record of changes occurred in the forms of recognizing the transmission of mathematical knowledge in primary education the detection of the need for change occurring in Brazil and in the world. The changes in the profiles of students entering Federal Institutes, from the 1970’s decade, are highlighted. It is important to use audiovisual and computer resources in teaching and, for this, propositions on using materials and simple equipments in practices in class or in Math laboratories are presented. The use of a machine to cut foam, which fabricates the main geometric solids studied in High School, is highlighted. The manner in which to build it is demonstrated. We also show many examples of the application of the equipment and activity propositions connected to High School Math content. We close this work with a cast of expectations related to the future of knowledge transmission in the Geometry area and with the survey of the expected results with the application of the proposed activities.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/4973
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DEX - Matemática - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTACAO Um artefato para a construção de sólidos geométricos com o isopor e aplicações.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback