Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Ariane Helena Marciano-
dc.date.accessioned2022-04-27T17:47:04Z-
dc.date.available2022-04-27T17:47:04Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.date.submitted2022-03-07-
dc.identifier.citationFERNANDES, A. H. M. Epistemologia e racionalidade estética no processo pedagógico mediado pelo cinema. 2022. 80 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49806-
dc.description.abstractThis research addresses the issue of the presence and mediation of technical images, especially of cinema, understanding them as enabling the construction of a new pedagogical process. It cannot be denied that the devices that mediate communication and mainly produce images will be increasingly present in the relationship between teachers and students. Thus, we chose the following questioning for this investigation: what epistemological and aesthetic meanings and foundations can technical images produce for the organization of the pedagogical work? We propose as objectives to indicate epistemological and aesthetic foundations for the pedagogy of the image based on the thoughts of Vilém Flusser and Walter Benjamin and to relate technical images to the aesthetic rationality of educational activity mediated by cinema. In the construction of an image pedagogy, the introduction of technical images enhances the learning/teaching now centered on aesthetic rationality and no longer on static disciplinary con- tents transmitted by the teacher. This critical theoretical study is referenced in the works “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, “Magia e técnica, arte e política”, “Pe- quena história da fotografia” by Benjamin and “Filosofia da caixa-preta”, “O universo das ima- gens técnicas”, “Pós-história” by Flusser. We adopted the hermeneutic bibliographic methodo- logical procedure to analyze the theme approached from philosophical concepts. A qualitative approach to the theme was carried out to investigate the proposed problem based on the theo- retical framework to deepen the understanding of the epistemological and aesthetic foundations arising from the mediation of technical images in pedagogical processes. We proposed a script or suggestions of paths for pedagogical activity mediated by cinema based on the study and appropriation of the theoretical framework.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectRacionalidade estéticapt_BR
dc.subjectImagem técnicapt_BR
dc.subjectPedagogia da imagem - Fundamentos epistemológicospt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAesthetic rationalitypt_BR
dc.subjectTechnical imagept_BR
dc.titleEpistemologia e racionalidade estética no processo pedagógico mediado pelo cinemapt_BR
dc.title.alternativeEpistemology and aesthetic rationality in the pedagogical process mediated by cinemapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Lobo, Dalva de Souza-
dc.contributor.referee2Marinho, Neide Aparecida-
dc.description.resumoEsta pesquisa aborda o tema da presença e mediação das imagens técnicas, especialmente do cinema, entendendo-as como possibilitadoras da construção de um novo processo pedagógico. Não se pode negar que os aparelhos, que fazem a mediação da comunicação e que produzem principalmente imagens, estarão cada vez mais presentes na relação entre professores e alunos. Assim elegemos, para esta investigação, a seguinte problematização: quais sentidos e fundamentos epistemológicos e estéticos as imagens técnicas podem produzir para a organização do trabalho pedagógico? Propõe-se, como objetivos, apontar fundamentos epistemológicos e estéticos para a pedagogia da imagem, a partir de pensamentos de Vilém Flusser e Walter Benjamin e relacionar as imagens técnicas à racionalidade estética da atividade educativa mediada pelo cinema. A introdução de imagens técnicas, na construção de uma pedagogia da imagem, potencializa o aprender/ensinar agora centrado numa racionalidade estética e não mais em conteúdos disciplinares estáticos transmitidos pelo professor. Este estudo teórico crítico está referenciado nas obras “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, “Magia e técnica, arte e política”, “Pequena história da fotografia” de Benjamin e “Filosofia da caixa-preta”, “O universo das imagens técnicas”, “Pós-história” de Flusser. Adotou-se o procedimento metodológico bibliográfico hermenêutico como forma de analisar o tema abordado a partir de conceitos filosóficos. Para investigar o problema proposto, com base no referencial teórico, realizou-se uma abordagem qualitativa do tema com a pretensão de aprofundar a compreensão dos fundamentos epistemológicos e estéticos decorrentes da mediação de imagens técnicas nos processos pedagógicos. A partir do estudo e apropriação do referencial teórico, propôs-se um roteiro ou sugestões de caminhos para a atividade pedagógica mediada pelo cinema.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Epistemologia e racionalidade estética no processo pedagógico mediado pelo cinema.pdf566,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.