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dc.creatorCalderón, Adolfo-Ignacio-
dc.creatorBorges, Regilson Maciel-
dc.date.accessioned2022-05-06T21:33:37Z-
dc.date.available2022-05-06T21:33:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCALDERÓN, A. I.; BORGES, R. M. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 132-157, jan./abr. 2021. DOI: 10.21573/vol37n12021.105106.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49888-
dc.description.abstractThe article approaches the confrontation between the State of São Paulo government and the three universities of São Paulo, about teacher education, in higher education courses, as a result of deliberation no. 111/2012, which forced them to adopt, in the curricular matrices, a more practical and less theoretical dimension. For this purpose, documentary analysis of legislation and manifestations produced by the various involved actors was carried out, as well as analysis of the testimonies of representative actors, in the light of the paradigms of consensus and conflict. It was observed a highly polarized scenario, epistemic community with corporatist nuances and relativization of university autonomy.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Brasileira de Política e Administração da Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.titleUniversidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAborda-se o confronto entre o governo do Estado de São Paulo e as três universidades paulistas, em torno da formação de professores, em nível superior, em decorrência da deliberação n° 111/2012, que as obrigou a adotarem, nas matrizes curriculares, uma dimensão mais prática e menos teórica. Para tanto, analisaram-se documentos e depoimentos de atores representativos. Constatou-se cenário altamente polarizado, comunidade epistêmica com matizes corporativistas e relativização da autonomia universitária.pt_BR
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