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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Flávia Cristina de Araújo Santos-
dc.creatorSilva, Joselma-
dc.creatorCosta, Ramon Gomes-
dc.date.accessioned2022-05-09T18:02:57Z-
dc.date.available2022-05-09T18:02:57Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationASSIS, F. C. de A. S.; SILVA, J.; COSTA, R. G. O uso de repositórios educacionais e a prática docente no contexto do ensino remoto. Revista Devir Educação, Lavras, p. 430-449, Set./2021. Edição especial.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49890-
dc.description.abstractIn the current educational context, immersed in digital media, teaching practice requires new adaptations and innovations in order to promote the quality of the teaching and learning process. In this sense, the teacher's role is fundamental with regard to motivation, guidance and mediation for the achievement of the student's knowledge. Given this, this study aims to emphasize the relevance of teacher training so that digital resources are instruments of contribution to the teacher's pedagogical practice in their classes. For this the reflection of the theme, it is proposed the analysis of a research carried out with teachers who work in basic education in public and private schools, located in the Campo das Vertentes region. For data collection, a public opinion survey was carried out with unidentified participants. Therefore, this article is about qualitative exploratory research, Sampieri, Collado and Lucio (2013). A self-completed questionnaire was used asynchronously through the Google Forms application. The theoretical support consisted of studies referring to the use of repositories for teaching work, such as Tarouco et al (2014), Malheiros (2014) in conjunction with authors who discuss teaching practice, such as Tardif (2014), Alves; Bortoluzzi (2018) among others. The results indicate, on the one hand, that the use of resources such as books, blackboard, chalk and recreational activities in physical environments were part of teaching practice during remote teaching. On the other hand, the study highlighted that the use of digital resources is a “sine qua non” condition for teaching practices in times of pandemic.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceRevista Devir Educaçãopt_BR
dc.subjectRepositórios educacionaispt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducational repositoriespt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectTeaching and learning processpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.titleO uso de repositórios educacionais e a prática docente no contexto do ensino remotopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNo atual contexto educacional, imerso nas mídias digitais, a prática docente exige novas adaptações e inovações de forma a promover a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o papel do professor é fundamental no que se refere à motivação, à orientação e à mediação para o alcance do conhecimento do aluno. Diante disto, este estudo tem como objetivo ressaltar a relevância da formação docente de modo que os recursos digitais sejam instrumentos de contribuição para a prática pedagógica do professor em suas aulas. Para isso a reflexão da temática, propõe-se a análise de uma pesquisa realizada com professores que atuam na educação básica de escolas públicas e privadas, localizadas na região do Campo das Vertentes. Para coleta dos dados, foi realizada uma pesquisa de opinião pública com participantes não identificados. Para tanto, o presente artigo trata-se de investigação qualitativa do tipo exploratória, Sampieri, Collado e Lucio (2013). Utilizou-se de questionário de autopreenchimento e de forma assíncrona por meio do aplicativo Google Forms. O suporte teórico constituiu-se dos estudos referentes ao uso dos repositórios para o trabalho docente, como Tarouco et al (2014), Malheiros (2014) em articulação com autores que discutem a prática docente, como Tardif (2014), Alves; Bortoluzzi (2018) dentre outros. Os resultados indicam, por um lado, que o uso de recursos como livros, quadro, giz e atividades lúdicas em ambientes físicos fizeram parte da prática docente durante o ensino remoto. Por outro, o estudo destacou que o uso de recursos digitais são condição “sine qua non” para as práticas de ensino em tempo de pandemia.pt_BR
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