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dc.creatorSilva, Carlos Henrique Zanateli-
dc.date.accessioned2022-05-16T18:41:25Z-
dc.date.available2022-05-16T18:41:25Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationSILVA, C. H. Z. A herança filosófica de Montesquieu em Thomas Jefferson na busca por uma América justa. 2022. 100 p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49945-
dc.description.abstractMontesquieu is one of the political philosophers who contributed most to the ideological debate that lit the flames of the American Revolution, mainly due to the political studies proposed in the work The Spirit of Laws [1748]. The specificity of how just forms of government are, or at least should be, raised the political knowledge of their time, improving the concept of liberty and justice of classical philosophy, which made it clear to the world how the laws should be in a republic. or in a monarchy. Accused of contradicting himself for defending the possibility of freedom in an aristocratic monarchy and republic, Montesquieu never defined in his work what would be the best way to govern himself, but only pointed out how the rules and principles of each of the forms should be. of government. He pointed out that the culture and customs of a certain people must be preserved for freedom to prevail. The objective of this work is to point out a certain influence of Montesquieu on Thomas Jefferson, which was one of the theoretical pillars of the American Revolution. Jefferson drank from Montesquieu's wisdom and, on several occasions, repudiated the attitudes of England during the beginning of the revolutionary debates (1774-1776). The American pointed out several crimes of the English monarchy, taking advantage of Montesquieu's theorization about a just monarchy, and pointing out how England acted against its own constitution to the detriment of the Americans, which, in itself, legitimized the oppressed to refute the despotism sedimented in the American colonies. It can be concluded that Montesquieu reverberated in the theoretical foundation of the American Revolution, as Jefferson's claims basically appealed to the foundations of the just State, as pointed out by Montesquieu, aiming to preserve the political freedom of the people and the moderation of the government. In this sense, Jefferson's writing of the republican constitution of Virginia of 1776 is significant, whose reading and interpretation, however, must be done in conjunction with the American declaration of independence, in which Jefferson does not pronounce himself in favor of any specific form of government for the future United States of America. Thus, it was possible to show that Jefferson oscillates between a monarchist vision and a republican vision during the years 1774-1776, basing such a transition of thought and ideological position, mainly, in the work of Montesquieu.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectJefferson, Thomas, 1743-1826pt_BR
dc.subjectMontesquieu, Charles de Secondat, baron de, 1689-1755pt_BR
dc.subjectRevolução Americanapt_BR
dc.subjectAmerican Revolutionpt_BR
dc.titleA herança filosófica de Montesquieu em Thomas Jefferson na busca por uma América justapt_BR
dc.title.alternativeThe philosophical heritage of Montesquieu in Thomas Jefferson in the search for a just Americapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Tredanaro, Emanuele-
dc.contributor.referee1Tredanaro, Emanuele-
dc.contributor.referee2Cunha, João Geraldo Martins da-
dc.contributor.referee3Peres, Daniel Tourinho-
dc.description.resumoMontesquieu é um dos filósofos políticos que mais contribuiu para o debate ideológico que acendeu as chamas da revolução americana, principalmente em razão dos estudos políticos propostos na obra O Espírito das Leis [1748]. A especificidade de como são, ou pelo menos deveriam ser, as formas de governo justas, elevaram o conhecimento político de sua época aprimorando o conceito de liberdade e justiça da filosofia clássica, o que deixou claro ao mundo como as leis deveriam ser em uma república ou em uma monarquia. Acusado de se contradizer por defender a possibilidade de liberdade em uma monarquia e república- aristocrática, Montesquieu nunca definiu em sua obra qual seria a melhor forma de se governar, mas tão somente apontou como deveriam ser as regras e os princípios de cada uma das formas de governo. Apontou que a cultura e os costumes de determinado povo devem ser preservados para que a liberdade prevaleça. O objetivo deste trabalho é apontar certa influência de Montesquieu em Thomas Jefferson que foi um dos pilares teóricos da revolução americana. Jefferson bebeu da sabedoria de Montesquieu e, em diversas ocasiões, repudiou as atitudes da Inglaterra durante o inicio dos debates revolucionários (1774-1776). O americano apontou diversos crimes da monarquia inglesa, aproveitando a teorização de Montesquieu acerca da monarquia justa, e apontando como a Inglaterra agia contra a própria constituição em desfavor dos americanos, o que, por si só, legitimava os oprimidos a refutarem o despotismo sedimentado nas colônias americanas. Pode-se concluir que Montesquieu reverberou na fundamentação teórica da revolução americana, pois as reivindicações de Jefferson apelavam, basicamente, aos fundamentos do Estado justo, conforme apontado por Montesquieu, visando preservar a liberdade política do povo e a moderação do governo. Nesse sentido é significativa a redação, por Jefferson, da constituição republicana da Virginia de 1776, cuja leitura e interpretação, todavia, devem ser feitas em conjunto com a declaração de independência americana, na qual Jefferson não se pronuncia a favor de nenhuma forma específica de governo para os futuros Estados Unidos da América. Assim, foi possível mostrar que Jefferson oscila entre uma visão monarquista e uma visão republicana durante os anos de 1774-1776, fundamentando-se tal transição de pensamento e posicionamento ideológico, principalmente, na obra de Montesquieu.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letraspt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416144238923651pt_BR
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