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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Lidiane Batista-
dc.creatorInácio, Monique Louise Cassimiro-
dc.creatorCarvalho, Gustavo dos Santos-
dc.creatorMachado, Marina Luiza Benedito-
dc.creatorMaciel, Luiz Henrique Rezende-
dc.creatorPereira, Michel Cardoso de Angelis-
dc.date.accessioned2022-05-16T21:10:59Z-
dc.date.available2022-05-16T21:10:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFERNANDES, L. B. et al. Ações de educação alimentar e nutricional baseadas no método intuitivo de Pestalozzi. O Mundo da Saúde, [S.l.], v. 45, p. 424-435, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/49948-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceO Mundo da Saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleAções de educação alimentar e nutricional baseadas no método intuitivo de Pestalozzpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs intervenções de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem sido cada vez mais imprescindíveis nos espaços de construções educativas para crianças e adolescentes, exigindo propostas de metodologias inovadoras, que considerem fatores psicossociais e culturais envolvidos na formação de padrões alimentares. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi realizar intervenções de EAN baseadas no Método Intuitivo proposto por Johaan Henrich Pestalozzi (1746-1827), nunca antes aplicado a essa temática. E também identificar a relação entre a cor de pele e as condições socioeconômicas dos participantes. Esse método envolve exercícios de aprendizagem da forma, número e linguagem como elementos que devem estar ligados à observação do objeto ou conteúdo. As intervenções foram conduzidas em crianças e adolescentes de diferentes condições socioeconômicas praticantes de duas modalidades esportivas distintas. O estudo foi realizado com 60 alunos sendo 40 atletas da ginástica artística (grupo A) e 20 atletas do taekwondo (grupo B). Foi conduzido em três etapas: avaliação inicial, intervenções elaboradas a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira e avaliação final. A Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) foi aplicada aos responsáveis dos alunos para avaliar a situação de Insegurança Alimentar (IA) da família. Das famílias participantes do grupo B, 62,5% encontravam-se em IA. Após as intervenções, houve redução significativa no consumo de alimentos ultraprocessados pelo grupo A (p=0,034), enquanto no grupo B, houve aumento no consumo de alimentos in natura (p=0,022). O Método Intuitivo foi efetivo em ambos os grupos, independentemente das condições socioeconômicas, apresentando como proposta eficiente para as ações de EAN.pt_BR
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