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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaria, Arlete Vilela de-
dc.creatorVieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.creatorMartins, Ronei Ximenes-
dc.date.accessioned2022-05-27T17:27:37Z-
dc.date.available2022-05-27T17:27:37Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.citationFARIA, A. V. de; VIEIRA, E. A. O.; MARTINS, R. X. Educação Especial Inclusiva: uso de Recursos Educacionais Digitais nas Salas Multifuncionais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 34, 2021. DOI: 10.5902/1984686X61433.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50047-
dc.description.abstractThis paper is a research report that aimed to investigate the use of Digital Educational Resources by teachers in the Multifunctional Resource Rooms of public schools in Southern Minas Gerais that rely on this resource. The approach adopted was quantitativequalitative with data collection through a questionnaire and semi-structured interviews with the participating teachers. The 70 teachers from state schools in 29 cities were invited and 40 agreed to participate. From the triangulation and analysis of the data, essential elements that make up the in loco practice of special education were identified, among them, the lack of diagnosis of disability of the students attended in the Multifunctional Resource Rooms. Another relevant point identified was the deficit in the initial training of the professional, which does not address the theme in-depth. As a result, continuing education becomes a pressing need for the building of knowledge both in the field of special and inclusive education and digital information and communication technologies. Dissonances were found about mediation and the use of digital technologies. Perhaps because in most cases analyzed the digital educational resources didn't bring significant changes in the articulation between teaching and content. The results demonstrate to be necessary to establish a greater relationship between curriculum, technological resources available in the Multifunctional Resource Rooms, students demands and the pedagogical mediation of the teacher.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Educação Especialpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleEducação Especial Inclusiva: uso de Recursos Educacionais Digitais nas Salas Multifuncionaispt_BR
dc.title.alternativeSpecial Education Inclusive: use of Digital Educational Resources in Multifunctional Roomspt_BR
dc.title.alternativeEducación Especial Inclusiva: uso de Recursos Educativos Digitales en Salas Multifuncionalespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste relato apresenta pesquisa que teve como objetivo investigar a aplicação de Recursos Educacionais Digitais por professores durante o atendimento educacional especializado realizado em Salas de Recursos Multifuncionais de escolas públicas do sul de Minas Gerais que contam com este recurso. A abordagem adotada foi quanti-qualitativa com coleta de dados por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas com os professores participantes. Foram convidados 70 docentes das escolas estaduais de 29 cidades e 40 concordaram em participar. A partir da triangulação e análise dos dados, elementos essenciais que compõem a prática in loco da educação especial, foram identificados, dentre eles, a falta de diagnóstico de deficiência dos estudantes atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais. Outro ponto relevante identificado foi o déficit na formação inicial do profissional, que não aborda a temática em profundidade. Em consequência, a formação continuada se torna necessidade premente para a edificação do conhecimento tanto no campo da educação especial e inclusiva quanto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Em relação à mediação e ao uso das tecnologias digitais, foram encontradas dissonâncias, pois, na maioria dos casos analisados, os recursos educacionais digitais não trouxeram alterações significativas na articulação entre ensino e conteúdo. Os resultados levaram à inferência de que existe necessidade de se estabelecer maior relação entre o currículo, os recursos tecnológicos disponíveis nas Salas de Recursos Multifuncionais, as demandas e peculiaridades dos estudantes e a mediação pedagógica do professor.pt_BR
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