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dc.creatorProtacio, Ana Paula Batista-
dc.date.accessioned2022-07-01T18:43:52Z-
dc.date.available2022-07-01T18:43:52Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationPROTACIO, A. P. B. Educação ambiental e comunidades rurais: as lutas entre a agricultura camponesa e o agronegócio no interior do estado do Maranhão. 2022. 58 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50439-
dc.description.abstractIn the present work, we chose Environmental Education and the rural communities of the State of Maranhão, the struggles and permanences in the rural territory. Our main objective was to analyze Environmental Education as a formal educational activity in rural communities in the interior of the state of Maranhão in the face of their challenges, struggles and permanence. Faced with the advance of agribusiness in the state since the 1970s, rural school education has faced several challenges and struggles for its emancipation, as its political project is antagonized to the agribusiness project, which is strongly present around schools, creating social conflicts, cultural, environmental and economic. Due to this situation, it is important to know and analyze the scenario, presenting the projects of the actors, verifying their nature and conflicts. It is hoped with this research, to subsidize with theoretical and practical elements on the current issue, in order to contribute to a permanent awareness by the different social groups in our society of the environment in which we live, understanding the need to ethically develop values and habits that provide a better quality of life and the guarantee of the right to life, through education and work, in a sustainable way. Also highlighting the inclusion of environmental education in basic education in Brazil, discussing the importance of content and its praxis in school spaces and in communication and learning with the surrounding community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação escolar ruralpt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectEducação formalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectRural school educationpt_BR
dc.subjectNon-formal educationpt_BR
dc.subjectFormal educationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.titleEducação ambiental e comunidades rurais: as lutas entre a agricultura camponesa e o agronegócio no interior do estado do Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and rural communities: the struggles between peasant agriculture and agribusiness in the countryside of the state of Maranhãopt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee2Barbosa, Vanderlei-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como tema a Educação Ambiental e as comunidades rurais, precisamente as lutas entre a agricultura camponesa e o agronegócio no interior do Estado do Maranhão. O objetivo central foi analisar os desafios, as lutas e as permanências nos processos da Educação Ambiental formal e não formal, em comunidades rurais no interior do Estado do Maranhão, frente às questões sociais, especificamente na Comunidade São Raimundo, no município de Urbano Santos. Diante do avanço do agronegócio no Estado desde a década de 1970 a educação escolar rural tem enfrentado diversos desafios e lutas para sua emancipação, pois seu projeto político se antagoniza ao projeto do agronegócio, que se encontra fortemente presente em torno das escolas, criando conflitos sociais, culturais, ambientais e econômicos. Espera-se com esta pesquisa, lastreada em elementos teóricos e práticos, contribuir para uma permanente tomada de consciência pelos diferentes grupos sociais em nossa sociedade do meio ambiente em que vivemos, entendendo a necessidade de desenvolver eticamente valores e hábitos que proporcionem uma melhor qualidade de vida e a garantia do direito à vida, por meio da educação e do trabalho, de modo sustentável. Para tanto tomamos como referências, teóricos os seguintes pensadores Werner Jaeger, Paulo Freire, Pierre Dardot, Christian Laval, dentre outros. Destacando, também, a legislação brasileira que, a partir de 1988, corroboram com a defesa da temática em análise. A questão orientadora que permeou toda a pesquisa foi: quais os desafios das comunidades rurais no processo educativo ambiental frente as investidas do agronegócio? Sendo uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos de orientação de nosso percurso a pesquisa bibliográfica, estudo de caso e análise documental.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1770088747745490pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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