Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5052
Título: Avaliação de hipervisores quanto ao desempenho de rede
Autor : Silva, Iara Robeni de Oliveira
Primeiro orientador: Uchôa, Joaquim Quinteiro
Primeiro membro da banca: Schneider, Bruno de Oliveira
Pereira, Marluce Rodrigues
Palavras-chave: Virtualização
Hipervisores
Desempenho de rede
Data da publicação: 2015
Referência: SILVA, I. R. de O. Avaliação de hipervisores quanto ao desempenho de rede. 2010. 41 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2010.
Resumo: Com o desenvolvimento computacional dos últimos anos o uso da virtualização cresceu de forma extraordinária. Inúmeros métodos e ferramentas tem sido propostos e utilizados, fazendo com que a escolha de um deles não seja trivial. Dentre os fatores a considerar, o desempenho de rede é fundamental, já que os computadores dependem fortemente de comunicação entre si. Este trabalho apresenta a avaliação dos hipervisores Xen, VirtualBox e QEMU quanto ao desempenho de rede. Para isso foi utilizado o benchmark Iperf, a fim de verificar a taxa de transmissão máxima alcançável por cada máquina virtual. Foram realizados dez testes para cada máquina virtual criada com os hipervisores em questão. Através de análises dos resultados obtidos, pôde-se observar um grande desempenho alcançado pelo VirtualBox, equivalentes ao do Xen, face ao seu grande desenvolvimento nos últimos anos.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5052
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Avaliacao_de_hipervisores_quanto_ao_desempenho_de_rede.pdf255,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.