Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarra, Raphaella Leão-
dc.creatorBernardes, Milena Serenini-
dc.creatorSouza, Camila Maciente-
dc.creatorToloni, Maysa Helena de Aguiar-
dc.date.accessioned2022-07-12T20:05:04Z-
dc.date.available2022-07-12T20:05:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMARRA, R. L. et al. Mapeamento das ações de educação em saúde, alimentação e nutrição no período de distanciamento social pela pandemia de Covid-19. Demetra, [S. l.], v. 16, e54340, 2021. DOI: 10.12957/demetra.2021.54340.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50558-
dc.description.abstractIntroduction: In December 2019, a new infectious virus called Sars-Cov-2 and related to Severe Acute Respiratory Syndrome was identified in China. The World Health Organization (WHO) designated as Covid-19 the infection caused by this virus. Faced with the rapid spread, on March 11, 2020, the WHO declared a pandemic state and demanded that measures of social isolation were taken to prevent its spread. In this scenario, several changes occurred in people's daily lives, including in relation to food. Objective: This study aimed to characterize online education actions related to health, food and nutrition during the social isolation due to the Covid-19 pandemic, to describe them according to the target audience, objectives and media. Methods: Exploratory study, which includes researches on health, food and nutrition actions carried out during the new coronavirus pandemic on official digital platforms. Results: Fifty-three identified actions met the study's inclusion criteria and were divided into four major themes: Hygiene and food handling; Specific pathologies of interest in the area of Food and Nutrition; food (in)security, breastfeeding and pregnancy; and Food and nutrition education and guidance for nutrition professionals in the area of nutrition. Conclusion: It is necessary to develop communication and health education instruments, aiming to support professionals and other individuals during health practices. In this context, the materials exposed in this study are important to soften the consequences of the pandemic.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDemetrapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectMeios de comunicação sociaispt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectSocial isolationpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.titleMapeamento das ações de educação em saúde, alimentação e nutrição no período de distanciamento social pela pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoIntrodução: Em dezembro de 2019, um novo vírus infeccioso denominado Sars-Cov-2 e relacionado à Síndrome Respiratória Aguda Grave foi identificado na China. A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou como Covid-19 a infecção causada por esse vírus. Diante da rápida propagação, no dia 11 de março de 2020, a OMS declarou estado de pandemia e exigiu que medidas de isolamento social fossem tomadas com o intuito de evitar sua disseminação. Nesse cenário, várias mudanças ocorreram no cotidiano das pessoas, inclusive em relação à alimentação. Objetivo: O objetivo deste estudo foi caracterizar as ações de educação online relacionadas a saúde, alimentação e nutrição durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19, com o intuito de descrevê-las conforme público-alvo, objetivos e meios de comunicação. Métodos: Estudo exploratório, que dispõe de pesquisas sobre ações em saúde, alimentação e nutrição realizados durante a pandemia do novo coronavírus em plataformas digitais oficiais. Resultados: Cinquenta e três ações identificadas atenderam aos critérios de inclusão do estudo e foram divididas em quatro grandes temas: Higiene e manipulação de alimentos; Patologias específicas de interesse da área de Alimentação e Nutrição; (In)segurança alimentar, aleitamento materno e gestação; e Educação alimentar e nutricional e orientação para profissionais da área de nutrição. Conclusão: É necessário elaborar instrumentos de comunicação e educação em saúde, com o objetivo de apoiar profissionais e demais indivíduos durante as práticas de saúde. Nesse contexto, os materiais expostos no presente estudo são importantes para amenizar as consequências da pandemia.pt_BR
Appears in Collections:DCA - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons