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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Carlos Alberto Ramos-
dc.creatorGarcias, Marcos de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-07-14T18:52:22Z-
dc.date.available2022-07-14T18:52:22Z-
dc.date.issued2020-09-
dc.identifier.citationTORRES, C. A. R.; GARCIAS, M. de O. Heterogeneidade do impacto do trabalho infantil no rendimento escolar do Paraná. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 78, p. 626-650, set./dez. 2020. DOI: 10.18222/eae.v31i78.7705.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50595-
dc.description.abstractNeste estudo, estimou-se o impacto do trabalho infantil sobre o desempenho escolar em discentes do ensino fundamental público no estado do Paraná, avaliando a existência da heterogeneidade na magnitude do impacto. Para tanto, foram utilizados dados da Prova Brasil de 2007 a 2015, considerando os discentes da 5ª e 9ª séries. O impacto foi mensurado com o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados mostram que não houve mudanças temporais significativas nos níveis de trabalho infantil no estado nos anos avaliados, embora haja uma leve tendência de redução. Discentes que trabalham em casa e no mercado tendem a ter um pior desempenho acadêmico. Tal efeito negativo é menor em algumas mesorregiões, evidenciando que há heterogeneidade nesse impacto.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceEstudos em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho infantilpt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação do desempenhopt_BR
dc.subjectPropensity score matchingpt_BR
dc.subjectChild laborpt_BR
dc.subjectHeterogeneitypt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectPerformance evaluationpt_BR
dc.titleHeterogeneidade do impacto do trabalho infantil no rendimento escolar do Paranápt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, estimou-se o impacto do trabalho infantil sobre o desempenho escolar em discentes do ensino fundamental público no estado do Paraná, avaliando a existência da heterogeneidade na magnitude do impacto. Para tanto, foram utilizados dados da Prova Brasil de 2007 a 2015, considerando os discentes da 5ª e 9ª séries. O impacto foi mensurado com o método Propensity Score Matching (PSM). Os resultados mostram que não houve mudanças temporais significativas nos níveis de trabalho infantil no estado nos anos avaliados, embora haja uma leve tendência de redução. Discentes que trabalham em casa e no mercado tendem a ter um pior desempenho acadêmico. Tal efeito negativo é menor em algumas mesorregiões, evidenciando que há heterogeneidade nesse impacto.pt_BR
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