Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Débora Elisa de | - |
dc.creator | Ticle, Erika Mara Nogueira de Santana | - |
dc.creator | Monteiro, Julia Amorim | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T22:11:59Z | - |
dc.date.available | 2022-07-14T22:11:59Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, D. E. de et al. Developing know-how to deal with trash: Analysis of an online pedagogical practice in times of pandemic. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 17, n. 4, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.17271/1980082717420213056 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50610 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista | pt_BR |
dc.subject | Lixo | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental crítica | pt_BR |
dc.subject | Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 | pt_BR |
dc.title | Developing know-how to deal with trash: Analysis of an online pedagogical practice in times of pandemic | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar uma prática pedagógica buscando entender as potencialidades da mesma para a promoção de uma reflexão crítica acerca do tema Lixo. A prática foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Ciência e Culturas Descolonizadoras ofertada no modelo de Ensino Remoto, devido a pandemia da COVID-19,no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal. Para isso, foram tomadas como dados avaliações feitas por bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que após assistirem ao vídeo, responderam a seguinte questão: quais os pontos positivos e os pontos a serem melhorados na prática. Dessa forma, esse trabalho se enquadra na chamada Metodologia Qualitativa de Pesquisa e as respostas foram analisadas utilizando a Análise de Conteúdo e, mais especificamente, a categorização temática. Após a análise, foi possível encontrar três categorias que são: “Poema como potencializador da prática”, “Abordagem transdisciplinar” e “Problematização”. Sendo assim, é possível considerar que a prática cumpriu seu papel para promover uma reflexão crítica acerca da temática do lixo, uma vez que tomou como base a Educação Ambiental Crítica e trouxe aarte para problematizar questões ligadas à temática,provocando reflexões contextualizadas que transcendem a forma como a temática é abordada comumente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.