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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Débora Elisa de-
dc.creatorTicle, Erika Mara Nogueira de Santana-
dc.creatorMonteiro, Julia Amorim-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2022-07-14T22:11:59Z-
dc.date.available2022-07-14T22:11:59Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, D. E. de et al. Developing know-how to deal with trash: Analysis of an online pedagogical practice in times of pandemic. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S.l.], v. 17, n. 4, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.17271/1980082717420213056pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50610-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulistapt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourcePeriódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectJesus, Carolina Maria de, 1914-1977pt_BR
dc.titleDeveloping know-how to deal with trash: Analysis of an online pedagogical practice in times of pandemicpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar uma prática pedagógica buscando entender as potencialidades da mesma para a promoção de uma reflexão crítica acerca do tema Lixo. A prática foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Ciência e Culturas Descolonizadoras ofertada no modelo de Ensino Remoto, devido a pandemia da COVID-19,no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Ambiental de uma Universidade Federal. Para isso, foram tomadas como dados avaliações feitas por bolsistas do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que após assistirem ao vídeo, responderam a seguinte questão: quais os pontos positivos e os pontos a serem melhorados na prática. Dessa forma, esse trabalho se enquadra na chamada Metodologia Qualitativa de Pesquisa e as respostas foram analisadas utilizando a Análise de Conteúdo e, mais especificamente, a categorização temática. Após a análise, foi possível encontrar três categorias que são: “Poema como potencializador da prática”, “Abordagem transdisciplinar” e “Problematização”. Sendo assim, é possível considerar que a prática cumpriu seu papel para promover uma reflexão crítica acerca da temática do lixo, uma vez que tomou como base a Educação Ambiental Crítica e trouxe aarte para problematizar questões ligadas à temática,provocando reflexões contextualizadas que transcendem a forma como a temática é abordada comumente.pt_BR
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