Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thalia Ferreira-
dc.creatorBetlinski, Carlos-
dc.date.accessioned2022-07-19T19:24:29Z-
dc.date.available2022-07-19T19:24:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, T. F.; BETLINSKI, C. Fotografia e estética para a pedagogia da imagem. Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 30, p. 1-19, jan./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50651-
dc.description.abstractIn this essay we approach the theme of image pedagogy and intend to answer the following question: what does photography reveal for an image pedagogy? When examining the technical and dialectical image supported by the philosophy of Vilém Flusser and Walter Benjamin, we aim to establish a relationship between photographic image, aesthetics and pedagogy. As result, we argue that, even in the incessant technical reproduction, we see ways for a pedagogy of image from photography, when it has the potential to echo beyond the technique and photographic devices, enabling creation and imagination that overcome life automated by gadgets.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceRevista de Educação Públicapt_BR
dc.subjectImagem técnicapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectImagem dialéticapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTechnical imagept_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectDialectical imagept_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.titleFotografia e estética para a pedagogia da imagempt_BR
dc.title.alternativePhotography and aesthetics for image pedagogypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNeste ensaio abordamos o tema da pedagogia da imagem e intencionamos responder à seguinte questão: o que revela a fotografia para uma pedagogia da imagem? Ao examinarmos a imagem técnica e dialética amparados na filosofia de Vilém Flusser e Walter Benjamin temos como objetivo estabelecer uma relação entre imagem fotográfica, estética e pedagogia. Como resultado, argumentamos que, mesmo na incessante reprodução técnica, enxergamos caminhos para uma pedagogia da imagem a partir da fotografia quando esta tem o potencial de ecoar além da técnica e dos aparelhos fotográficos, possibilitando processos de criação e imaginação que superam a vida automatizada pelos aparelhos.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Fotografia e estética para a pedagogia da imagem.pdf165,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons