Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Thalia Ferreira | - |
dc.creator | Betlinski, Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T19:24:29Z | - |
dc.date.available | 2022-07-19T19:24:29Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, T. F.; BETLINSKI, C. Fotografia e estética para a pedagogia da imagem. Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 30, p. 1-19, jan./dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50651 | - |
dc.description.abstract | In this essay we approach the theme of image pedagogy and intend to answer the following question: what does photography reveal for an image pedagogy? When examining the technical and dialectical image supported by the philosophy of Vilém Flusser and Walter Benjamin, we aim to establish a relationship between photographic image, aesthetics and pedagogy. As result, we argue that, even in the incessant technical reproduction, we see ways for a pedagogy of image from photography, when it has the potential to echo beyond the technique and photographic devices, enabling creation and imagination that overcome life automated by gadgets. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.source | Revista de Educação Pública | pt_BR |
dc.subject | Imagem técnica | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Imagem dialética | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Technical image | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Dialectical image | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.title | Fotografia e estética para a pedagogia da imagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Photography and aesthetics for image pedagogy | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste ensaio abordamos o tema da pedagogia da imagem e intencionamos responder à seguinte questão: o que revela a fotografia para uma pedagogia da imagem? Ao examinarmos a imagem técnica e dialética amparados na filosofia de Vilém Flusser e Walter Benjamin temos como objetivo estabelecer uma relação entre imagem fotográfica, estética e pedagogia. Como resultado, argumentamos que, mesmo na incessante reprodução técnica, enxergamos caminhos para uma pedagogia da imagem a partir da fotografia quando esta tem o potencial de ecoar além da técnica e dos aparelhos fotográficos, possibilitando processos de criação e imaginação que superam a vida automatizada pelos aparelhos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_Fotografia e estética para a pedagogia da imagem.pdf | 165,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons