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dc.creatorMendes, Cláudio Lúcio-
dc.creatorSouto, Tielle Alves-
dc.date.accessioned2022-07-20T19:46:40Z-
dc.date.available2022-07-20T19:46:40Z-
dc.date.issued2021-09-
dc.identifier.citationMENDES, C. L.; SOUTO, T. A. O ensino remoto em Minas Gerais: uma análise pelo ciclo de políticas. Devir Educação, Lavras, p. 384-408, set./2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/460pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50663-
dc.description.abstractThis article deals with the Emergency Remote Teaching (ERT) proposed in consequence of the SARS-CoV-2 pandemic, focusing on the Special Scheme of Non-Presential Activities (REANP) program for students from 3 to 14 years old presented by the state government of Minas Gerais. The objective of the study is to understand the emergency remote teaching scenario and the possible difficulties related to its feasibility and operation, especially since it recommended a sum of efforts for the use of online, television, radio and/or printed mechanisms. In order to fulfill the objective, the theoretical and methodological inspiration was Stephen Ball's notion of policy cycle.Analytically, we reflected on the context of influence proposed by Ball that, in the case of the REANP, was strongly produced as a result of sanitary conditions and social isolation. It also addressed the contexts of textual production –relating the Minas Gerais scenario to the national one for the textual elaboration of REANP –and of practice –bringing aspects about access to digital technologies, working conditions, social realities and dissemination of information through the Internet about what is REANP and its possible interpretations in local realities. In analyzing the REANP in light of the policy cycle, two things were concluded: 1) school teaching already had difficulties that increased during the pandemic, with the most obvious being those related to teacher training, valuing the teaching profession, and the material conditions for working with digital technologies; 2) in the post-pandemic, if educational policies continue to give the same peripheral attention to such difficulties, social, political, and teaching problems will tend to become more acute.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subjectCiclo de políticaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingpt_BR
dc.subjectPolicy cyclept_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectEnseñanza remota de emergenciapt_BR
dc.subjectTecnologías digitalespt_BR
dc.titleO ensino remoto em Minas Gerais: uma análise pelo ciclo de políticaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata do EnsinoRemoto Emergencial (ERE) proposto em consequência da pandemia de SARS-CoV-2, focando-se no programa Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a Educação Básica apresentado pelo governo do estado de Minas Gerais. O objetivo do estudo é compreender o cenário do ensino remoto e as possíveis dificuldades relacionadas à sua viabilização e ao seu funcionamento, em especial porque recomendou-se uma soma de esforços para o emprego de mecanismos on-line, televisivos, radiofônicos e/ou impressos. Com o intuito de cumprir o objetivo, inspirou-se teórico-metodologicamente na noção de ciclo de políticas de Stephen Ball. Analiticamente, refletiu-se sobre o contexto de influência proposto por Ball que, no caso do REANP, foi fortemente produzido em consequência às condições sanitárias e ao isolamento social. Tratou-se também dos contextos da produção de texto –relacionando o cenário mineiro com o nacional para a elaboração textual do REANP –e da prática –trazendo aspectos sobre acesso às tecnologias digitais, condições de trabalho, realidades sociais e divulgação de informações por meios on-line sobre o que é o REANP e suas possíveis interpretações em realidades locais. Ao se analisar o REANP a luz do ciclode políticas, concluiu-se duas coisas: 1) o ensino escolar já apresentava dificuldades que aumentaram durante a pandemia, ficando gritantes as relacionadas à formação de professores, à valorização da profissão docente e às condições materiais para o trabalho com as tecnologias digitais; 2) no pós-pandemia, se as políticas educacionais continuarem a dar a mesma atenção periférica a tais dificuldades, os problemas sociais, políticos e de ensino tenderão a se tornar mais agudos.pt_BR
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