Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Graduação >
DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5081

Título: Geração de código orientado a serviço a partir de modelos de processos de negócio
Autor(es): Alexandre, Douglas Barbosa
Orientador: Saúde, André Vital
Membro da banca: Souza, Reginaldo Ferreira de
Resende, Antônio Maria Pereira de
Assunto: Business process management
Business process modeling notation
Service-oriented architecture
Processos de negócio
Geração automática de código
Business process
Automatic code generation
Data de Defesa: 16-Jun-2009
Data de publicação: 2015
Referência: ALEXANDRE, D. B. Geração de código orientado a serviço a partir de modelos de processos de negócio. 2009. 80 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: Business Process Management (BPM) consiste em uma metodologia de gestão de processos que visa torná-los mais eficientes e alinhados aos objetivos de negócio empresa, que pode ser auxiliada por ferramentas tecnológicas. Com isto o presente trabalho visa entender como identificar serviços em um modelo de processo de negócio e a partir desta identificação, como gerar o código necessário para implementação destes em uma arquitetura orientada a serviço tendo como objetivo gerar uma ferramenta que realize todo este processo de forma automática agilizando assim o processo de desenvolvimento de uma aplicação. Para o processo de identificação de serviços nos modelos de processo de negócio foi realizado um estudo sobre a Business Process Modeling Notation (BPMN) e heurísticas capazes de identificar diversos padrões de workflow presentes nos modelos que utilizam esta notação. Com estas informações criou-se um modelo de geração de código baseado na linguagem XML Process Definition Language (XPDL) que através do engine do Velocity permitiu que transformações baseadas em modelos fossem utilizadas para gerar todo o código necessário para implementação destes serviços. O resultado final foi uma ferramenta extensível, que permite que novos padrões de workflow sejam incorporados aumentando assim a capacidade de identificar serviços em modelos de processo de negócio mais complexos.
Abstract: Business Process Management (BPM) is a methodology of process management that aims to make these processes more efficient and aligned to the goals of business enterprise, which may be assisted by technological tools. With this the present work aims to understand how to identify services in a model of business process and from this identification, how generate the code necessary to implement these services in a service-oriented architecture with the aim to create a tool that performs this process in an automatic way thus streamlining the process of developing an application. In the process of identifying services in business process models, a study was conducted on the Business Process Modeling Notation (BPMN) and heuristics able to identify various workflow patterns in models that use this notation. With this information it was created a model to generate code based on XML Process Definition Language (XPDL) that through the Velocity Engine enabled transformations based models were used to generate all the code necessary to implement these services. The end result was a extensible tool, allowing new workflow patterns to be incorporated thereby increasing the ability to identify models of services in business process more complex.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5081
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MONOGRAFIA_Geracao_codigo_orientado_servico_a_partir_modelos_negocio.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback