Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Teciene Cássia de-
dc.creatorBelizário, Vanilda Aparecida-
dc.creatorFerreira, Helena Maria-
dc.date.accessioned2022-08-05T19:52:24Z-
dc.date.available2022-08-05T19:52:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, T. C. de; BELIZÁRIO, V. A.; FERREIRA, H. M. Caderno pedagógico como produto educacional do Mestrado Profissional em Educação: contribuições para a formação docente. Devir Educação, Lavras, v. 5, n. 2, p. 31-48, jul./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50857-
dc.description.abstractWith the objective of articulating theoretical education and teaching activity, the Graduate Programs in Education, in the professional modality, normally requirestudents to produce an educational product that allows them to look at the daily life of the profession. Among the various product possibilities, the pedagogical notebooks stand out, which provide a reflection on the contributions of theories to the redefinition of teaching practices, as well as the authorial production of teaching materials. In this article, considering the context of the Professional Master's Degree in Education (MPE) of the Federal University of Lavras (UFLA), we sought to discuss the contributions of the production process of educational products within the scope of professional programs, in particular, the pedagogical notebooks for the continuing education of basic education teachers. Thus, we rely on theoretical studies about final products developed in graduate education programs to contextualize the proposed discussion. In addition, an analysis of a report on the experience lived by two PPGE students of Postgraduate Program in Education (PPGE/UFLA) in the production process of pedagogical notebooks is presented. From the analysis carried out, it was found that the elaboration of these products is essential to strengthen the relationship between university and community (school), through continuing education courses for teachers, production of teaching materials, teaching sequences and other possible productions. Added to this is the finding that the production of pedagogical notebooks constitutes a training strategy that is remarkably effective as it stimulates the teacher's own production of teaching activities, a careful look at the diagnosis of the level ofstudents, the selection of texts, the clarity of the statements, the progression of activities, the definition of teaching objectives, the adequacy of methodologies and the choice of skills to be explored, etc.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectCaderno pedagógicopt_BR
dc.subjectMestrado profissional em Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPedagogical handbookpt_BR
dc.subjectProfessional master's in Educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectCuaderno pedagógicopt_BR
dc.subjectMaestría profesional en educaciónpt_BR
dc.subjectFormación del profesoradopt_BR
dc.titleCaderno pedagógico como produto educacional do Mestrado Profissional em Educação: contribuições para a formação docentept_BR
dc.title.alternativePedagogical notebook as the final product of the Professional Master's in Education: contributions to teacher trainingpt_BR
dc.title.alternativeCuaderno pedagógico como producto educativo del Máster Profesional en Educación: aportes a la formación del profesoradopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom vistas àarticulação entre a formação teórica e a atividade docente, os Programas de Pós-graduação em Educação, na modalidade profissional, normalmente, solicitam aos discentes a elaboração de um produto educacional, que possibilite um olhar para o cotidiano da profissão. Entre as várias possibilidades, merecemdestaque os cadernos pedagógicos, que proporcionamuma reflexão sobre as contribuições deteorias para a ressignificação das práticas de ensino, bem como a produção autoral de materiais didáticos. Neste artigo, buscou-sediscutir as contribuições do processo de proposição de produtos educacionaisno âmbito dos programas profissionais, de modo especial, dos cadernos pedagógicos para a formação continuada dos professores da educação básica. Assim, apoiamo-nos em estudos teóricos acerca deprodutos finais desenvolvidos nos programas de pós-graduação em educaçãopara contextualizar a discussão proposta. Além disso,é apresentada uma análise de um relato sobre aexperiência vivenciada por duas discentes do Programa de Pós-graduação em Educaçãoda Universidade Federal de Lavras (PPGE/UFLA), relativo aoprocesso deprodução de cadernos pedagógicos. Constatou-seque a elaboração desses produtos é fundamental para fortalecer a relação entre universidade e comunidade(escola). Soma-se a isso a constatação de que a elaboração de cadernos pedagógicos constitui uma estratégia formativa notadamente eficaz,por estimular a produção própria de atividades de ensino por parte do professor, um olhar atento para o diagnóstico do nível dos alunos, a seleção de textos, a clareza dos enunciados, a progressão das atividades, a definição de objetivos de ensino, a adequação de metodologias e a eleição de habilidades a serem exploradas, entre outras.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons