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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTenório, Rafael Gomes-
dc.date.accessioned2015-02-19T14:12:22Z-
dc.date.available2015-02-19T14:12:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2014-12-19-
dc.identifier.citationTENÓRIO, R. G. Delineamentos de um curso para professores em formação sobre as TDIC como ferramentas para o ensino de Língua Estrangeira. 2015. 137 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5085-
dc.descriptionDissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação – Curso Mestrado Profissional, área de concentração em Formação de Professores, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores de línguaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitais educacionaispt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLanguage teacher formationpt_BR
dc.subjectEducational digital technologiespt_BR
dc.subjectDigital letteringpt_BR
dc.titleDelineamentos de um curso para professores em formação sobre as TDIC como ferramentas para o ensino de Língua Estrangeirapt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDED - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationFormação de Professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Patrícia Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee1Teixeira, Lidiane-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo delinear fatores e traçar uma proposta que permita um curso para professores em formação sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas úteis para o ensino de Línguas Estrangeiras (LE) em escolas de educação básica brasileira. Primeiramente tendo em vista perceber as concepções acerca das TDIC como ferramentas para o ensino de LE, e propor encaminhamentos para uma formação de professores que abordem questões sobre a utilização das TDIC em suas aulas. Este estudo investigativo levantou, por meio de questionário semiestruturado, dados sobre as questões do uso da tecnologia digital na educação. Para tanto, participaram 50 professores em formação, alunos de uma universidade privada do Sul de Minas. A partir dos dados encontrados nos questionários, foi possível apontar os fatores que levam à necessidade deste curso, a fim de se diminuir as lacunas a respeito do uso das TDIC no ensino de LE. Concluiu-se, que é dever das instituições de cursos superiores em licenciaturas refletir esta temática junto aos alunos, no sentido de formar professores que o cenário atual, globalizado, exige, podendo assim, dar um novo direcionamento para o ensino de LE. Atualmente, as TDIC estão imersas nas relações econômicas e sociais pela rápida comunicação e facilidade de utilização, porém, no campo da educação, essa inserção encontra-se em ascensão, mas cabem estudos a respeito. A prerrogativa de seu uso na educação é encontrada nos documentos oficiais do Ministério da Educação, com ênfase na formação do aluno como cidadão, e sua preparação para enfrentar o mercado de trabalho. Entretanto, percebe-se que nos cursos de licenciatura em Letras, faltam espaços formais, que abordem estudos teóricos e práticos, sobre a inserção das TDIC no contexto escolar. Esta lacuna aponta para situações tais como, professores sem embasamento acerca da utilização pedagógica das ferramentas digitais, falta do letramento digital necessário para a sua utilização, bem como professores que acreditam que a inserção das tecnologias digitais na educação é apenas uma questão de desenvolver um conhecimento técnico de uso da ferramenta, dentre outras. Como aporte teórico utilizou-se de autores como Brasil (1996, 1998, 2000, 2006), Buzato (2001, 2003), Freire (1996), Freitas (2010), Gadotti (1998), Leffa (1996, 2003, 2006), Lévy (1999), Paiva (1998, 2001, 2003, 2005, 2013), Pereira (2009), Valente (1991), Valente e Bustamante (2009) e Xavier (2007).pt_BR
dc.description.resumoThe present research had the objective of outline factors and trace a proposal, which would allow a Course for teachers in formation on the use of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) as useful tools for teaching foreign languages (FL) in Brazilian basic education schools. First, perceiving the conceptions on ICDT as tools for teaching FL, propose referrals for a teacher formation that approaches issues on the use of ICDT in their classes. This investigative study surveyed, by means of semi-structured questionnaire, data on issues of the use of digital technology in education. For this, 50 teachers in formation, students of a private university of the South of Minas Gerais, Brazil, participated. From the data found in the questionnaires it was possible to point the factors, which led to the need of this course, in order to diminish the gaps regarding the use of ICDT in the teaching of FL. We concluded that it is the responsibility of the higher education institutions with courses in licentiate to reflect on this thematic along with the students, in the sense of forming teachers that the current globalized scenery demands, thus allowing a new direction for teaching FL. Currently, the ICDT are immersed in economic and social relations by fast communication and the ease of use, however, in the field of education, this insertion is in ascension, but studies are still needed. The prerogative of its use in education is found in official documents of the Ministry of Education, with emphasis on the formation of the student as a citizen, and his preparation to face the work market. However, we perceive that, in the licentiate course Letters, there is the lack of formal spaces, which approach theoretical and practical studies on the insertion of ICDT in the school context. This gap points to situations such as teachers with no foundation regarding the pedagogical use of digital tools, as well as teachers that believe that the insertion of digital technologies in education is simply an issue of developing a technical knowledge of use of the tool, among others. As theoretical support we used authors such as Brasil (1996, 1998, 2000, 2006), Buzato (2001, 2003), Freire (1996), Freitas (2010), Gadotti (1998), Leffa (1996, 2003, 2006), Lévy (1999), Paiva (1998, 2001, 2003, 2005, 2013), Pereira (2009), Valente (1991), Valente and Bustamante (2009) and Xavier (2007).pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)



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