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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorMaziero, Maria das Dores Soares-
dc.creatorCabral, Giovanna Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-08-11T20:02:23Z-
dc.date.available2022-08-11T20:02:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; MAZIERO, M. das D. S.; CABRAL, G. R. Políticas públicas de leitura: um olhar para o programa “Conta pra mim – guia de literacia familiar”. Linha Mestra, v. 15, n. 45, p. 86-96, set./dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50931-
dc.description.abstractWith the implementation of the National Literacy Policy (PNA), instituted by Decree nº 9,765 of April 11, 2019, administered by the Ministry of Education throughthe Literacy Secretariat (Sealf), it is understood that it is through collaborativework among families, teachers, schools, educational networks and public authorities that the quality of literacy can be raised and illiteracy can be tackled throughout Brazil. From regulation, actions of the "Conta pra mim" program were instituted, with the availability of a Guide for families and a series of videos, with guidelines and suggestions for strategies of "Family Literacy". Therefore, this text aims to problematize the reading guidelines of the "Family Literacy Guide" available to families, in order to reflect on what program comprises literacy and which conception of reading strategies can be evidenced. The discussions prioritize the instructions directed to "verbal interaction", "dialogued reading" and "storytelling", pointing out conceptual fragility in relation to reading and literacy and disregard of the socioeconomic conditions of the public to which it is intended.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação de Leitura do Brasil (ALB)pt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceLinha Mestrapt_BR
dc.subjectProgramas de leiturapt_BR
dc.subjectLiteraciapt_BR
dc.subjectPlano Nacional de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectReading programspt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectNational Literacy Planpt_BR
dc.subjectProgramas de lecturapt_BR
dc.subjectAlfabetizaciónpt_BR
dc.subjectPlan Nacional de Alfabetizaciónpt_BR
dc.titlePolíticas públicas de leitura: um olhar para o programa “Conta pra mim – guia de literacia familiar”pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom a implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, administrada pelo Ministério da Educação através da Secretaria de Alfabetização (Sealf), entende-se que é por meio do trabalho colaborativo entre famílias, professores, escolas, redes de ensino e poder público que se pode elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. A partir de regulamentação, foram instituídas ações do programa “Conta pra Mim”, com a disponibilização de um guia para as famílias e uma série de vídeos, com orientações e sugestões de estratégias de “Literacia Familiar”. Diante disso, este texto tem por objetivo problematizar as orientações de leitura do “Guia de Literacia Familiar” disponibilizado para as famílias, de modo a refletir sobre o que programa compreende por literacia e qual concepção de estratégias de leitura pode ser evidenciada. As discussões priorizam as instruções direcionadas à “interação verbal”, “leitura dialogada” e “narração de histórias”, apontando fragilidade conceitual em relação à leitura e alfabetização e desconsideração das condições socioeconômicas do público a que se destina.pt_BR
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