Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Gustavo Almeida-
dc.creatorReis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.creatorCarneiro, Kleber Tüxen-
dc.date.accessioned2022-08-12T21:12:00Z-
dc.date.available2022-08-12T21:12:00Z-
dc.date.issued2022-02-
dc.identifier.citationSOARES, G. A.; REIS, F. P. G. dos; CARNEIRO, K. T. O ensino de lutas/artes marciais em configuração remota: notas de uma trajetória didático-metodológica na formação docente em Educação Física. Educación Física y Ciencia, Buenos Aires, v. 24, n. 1, e212, Ene./Mar. 2022. DOI: 10.24215/23142561e212.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/50953-
dc.description.abstractThe article portrays an investigation whose objective was to analyze the implications of the pedagogical work developed in a curricular component entitled: 'Pedagogy of Struggles', in the second half of 2020, prepared in remote conformation, in a federal higher education institution, in the state of Minas Gerais/BR. It was a qualitative investigation. The sample group had twentyeight apprentices, being fourteen men and the same number of women. In terms of analytical procedures, the empirical materials produced during the classes were scrutinized. To examine them, content analysis was used as a technique. The results showed success in relation to the theoretical contributions selected to the discipline, with emphasis on contents with social relevance and those that provided epistemological basis for the development of the teaching of Fighting, in the different stages of basic education. Another highlight referred to the way the meetings were conducted, especially when there were “practical” activities. In terms of limits, the emphasis fell on the “lack of body contact”, constituting the great challenge for the teaching of Fighting/Martial Arts at school, due to its remote configuration.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidad Nacional de La Platapt_BR
dc.rightsacesso aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.sourceEducación Física y Cienciapt_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectArtes Marciaispt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectFightspt_BR
dc.subjectMartial Artspt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectInitial Formationpt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.titleO ensino de lutas/artes marciais em configuração remota: notas de uma trajetória didático-metodológica na formação docente em Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of fights/martial arts in a remote setting: notes on a didactic-methodological trajectory in teacher formation in Physical Educationpt_BR
dc.title.alternativeLa enseñanza de las luchas/artes marciales en un entorno remoto: impresiones sobre una trayectoria didáctico-metodológica en la formación del profesorado en Educación Físicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo retrata uma investigação cujo objetivo consistiu em perscrutar as implicações do trabalho pedagógico desenvolvido num componente curricular intitulado: ‘Pedagogia das Lutas’, no segundo semestre de 2020, elaborado em conformação remota, em uma instituição de ensino superior federal, no estado de Minas Gerais/BR. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O grupo amostral contou com vinte e oito aprendizes, sendo quatorze homens e o mesmo número de mulheres. Em termos de procedimentos analíticos foram escrutinados os materiais empíricos produzidos por ocasião das aulas. Para examiná-los empregou-se a análise de conteúdo, enquanto técnica. Os resultados expuseram êxito em relação aos aportes teóricos selecionados à disciplina, com realce para os conteúdos correlatos e àqueles que forneceram subsídio epistemológico para o desenvolvimento do ensino de Lutas nas diferentes etapas da educação básica. Outro destaque referiu-se ao modo de condução dos encontros, em especial, quando houve atividades “práticas”. Em termos de limites a ênfase recaiu na “falta de contato corporal”, configurando-se como o grande desafio para o ensino de Lutas/Artes Marciais na escola, em razão da conformação remota.pt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons