Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Doutorado (Teses) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5107

Title: A Escola Superior de Agricultura de Lavras/ESAL e a Universidade Federal de Lavras/UFLA: a trajetória de uma transformação
Authors: Soares, Antônio Jorge Gonçalves
Soares, Antônio Jorge Gonçalves
Xavier, Libânia Nacif
Lopes, Sônia Maria de Castro Nogueira
Pedro, Rosa Maria Leite Ribeiro
Ferreira Neto, Amarílio
Keywords: Instituições escolares científicas
Micro-história
História do tempo presente
História oral
Concepções universitárias
Legislação educacional
School scientific institutions
Micro-history
History of the present time
Oral history
University conceptions
Education legislation
Issue Date: 2015
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Citation: RODRIGUES, A. C. A Escola Superior de Agricultura de Lavras/ESAL e a Universidade Federal de Lavras/UFLA: a trajetória de uma transformação. 2013. 201 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo central do estudo foi analisar de como se operou o percurso de transformação institucional de uma “escola superior” em “universidade”, tanto do ponto de vista administrativo-burocrático, quanto das vozes de seus agentes sociais e da observação da dinâmica social que determinou esse processo. A micro-história inscreveu-se como a abordagem historiográfica que guiou a investigação na medida em que nos permitiu operar com diversas fontes a partir do conceito de variação de escala de observação entre o micro (local e institucional) e o macro (global e nacional). As fontes foram as seguintes: a literatura pertinente, a legislação sobre o tema, os documentos legais internos – portarias, atas e outros - e entrevistas abertas com os atores sociais envolvidos no processo de transformação da ESAL em UFLA. Os resultados indicaram que no universo micro institucional da ESAL ocorreu um debate interno entre docentes das ciências agrárias e humanas que, a despeito de desejarem o modelo institucional universitário, divergiam no que diz respeito à qual concepção de universidade a ser adotada, tornando essa discussão um importante elemento de análise da transformação em si. Variando a escala de observação para o nível macro-político – Brasília e a tramitação burocrática do processo – percebeu-se que igual discussão manifestava-se naquela instância por força de aspectos tais como: o político – o mandato-tampão de Itamar Franco e suas deliberações – e os normativos legais como o princípio de universalidade de campo. Em termos conclusivos, percebemos por um lado, o fato de que a universidade brasileira, em sua construção histórica, assumiu determinada concepção de universidade que em dado momento entrou em processo de esgotamento e a transformação da ESAL em UFLA espelhou exatamente esse fenômeno, tendo como cerne, a discussão sobre a universalidade de campo. Por outro, confirmou-se a premissa da importância de se retirar do anonimato interiorano, estudos históricos educacionais de diversas ordens, na medida em que nos permitem enxergar com igual clareza, o universo macro histórico-político.
Description: Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Educação.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5107
Appears in Collections:DED - Educação - Doutorado (Teses)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE_A Escola Superior de Agricultura de Lavras/ESAL e a Universidade Federal de Lavras/UFLA: a trajetória de uma transformação.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback