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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Andrêsa Helena de-
dc.creatorMartins, Kátia Batista-
dc.date.accessioned2015-02-26T13:52:31Z-
dc.date.available2015-02-26T13:52:31Z-
dc.date.issued2014-08-
dc.identifier.citationLIMA, A. H. de; MARTINS, K. B.Ensinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do Curso Gênero e Diversidade na Escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DA HOMOCULTURA, 7., 2014, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://abehcongresso2014.com.br/wp-content/uploads/2014/07/ST34andresalima.katiamartins.pdfpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5110-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grandept_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docente continuadapt_BR
dc.subjectGênero e diversidade na escolapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleEnsinando e aprendendo sobre relações étnico-raciais: a experiência do curso gênero e diversidade na escolapt_BR
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt_BR
dc.description.resumoO texto em tela apresenta reflexões sobre a disciplina Relações Étnico-raciais do curso de Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola, ofertado pela Universidade Federal de Lavras, no ano de 2013. Imprimimos à disciplina Relações Étnico-raciais possibilidades para um diálogo aberto com vistas a desconstrução de mitos e tabus que permeiam as contribuições das populações africanas e indígenas na formação da nossa sociedade. Entendemos a escola como um espaço privilegiado de reflexão. Objetivando inserir em nossas salas de aula as discussões sobre relações étnico-raciais estaremos estimulando a reflexão sobre a discriminação racial, valorizando a nossa diversidade, gerando debates, repensando comportamentos. A reflexão e o aprofundamento das discussões sobre temática tão pertinente para o cotidiano da escola foi oportunizada ao pensar a construção da educação de forma colaborativa e participativa, em que todas e todos assumissem a responsabilidade por uma formação que trabalhe intencional e sistematicamente no cotidiano da escola as questões das relações étnico-raciais. Para que o potencial da escola possa ser aproveitado, é necessário o investimento na formação de professoras e professores. O artigo problematizará, portanto, o contexto da disciplina procurando trazer uma contribuição no que diz respeito às relações étnico-raciais e sua interface com as relações de gênero. Demos um primeiro passo no caminho da construção de uma cultura de paz e nos inserimos numa caminhada longa, mas instigante!pt_BR
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DED - Trabalhos apresentados em eventos

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