Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAG - Departamento de Agricultura >
DAG - Programa de Pós-graduação >
DAG - Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5151

Título: Óleos essenciais de plantas condimentares com potencial anti-Shigela flexneri na conservação de carne moída
Autor(es): Piccoli, Roberta Hilsdorf
Bertolucci, Suzan Kelly Vilela
Santos, Cledir Rodrigues
Assunto: Segurança alimentar
Antimicrobianos naturais
Sinergismo
Food safe
Natural antimicrobial agents
Synergism
Data de publicação: 2015
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Referência: BITTENCOURT, W. J. M. Óleos essenciais de plantas condimentares com potencial anti-Shigela flexneri na conservação de carne moída. 2014. 70 p. Dissertação (Mestrado em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2014.
Resumo: Bactérias do gênero Shigella são bacilos Gram-negativos, não formadores de esporos, pertencentes à família Enterobacteriaceae. Shigella sp. é transmitida pela água contaminada e por alimentos como saladas, vegetais crus, leite e produtos lácteos e carne principalmente a carne moída, estando diretamente ligada a surtos de toxiinfecções alimentares de rápida progressão, difícil tratamento e fácil contágio. O aumento da resistência bacteriana aos agentes antibacterianos empregados comumente na indústria é crescente, sendo que, os conservantes químicos não são bem aceitos pelos consumidores e, portanto, antimicrobianos de origem natural são de grande interesse atualmente. Os óleos essenciais são bem conhecidos por suas propriedades antimicrobianas e diversos estudos tem confirmado sua eficiência tanto como sanificante e desinfetante quanto como conservante. Objetivou-se determinar a concentração mínima inibitória (CMI) de óleos essenciais de Origanum vulgare, Myristica fragans, Thymus vulgaris, Syzygium aromaticum, Rosmarinus officinalis, Ocimum basilicum, Cinnamomum zeylanicume e Foeniculum vulgare dulce contra Shiguela flexneri, a fim de selecionar os óleos de maior atividade para avaliar o potencial anti-Shigella da combinação desses óleos quando em carne moída. Os óleos essenciais, puros e combinados, foram analisados por CG e CG-EM. A CMI dos óleos essenciais puros e combinados em diferentes concentrações foi determinada empregando-se a técnica de microdiluição em caldo, em placas de poliestireno de 96 cavidades. Os óleos essenciais, puros e em mistura, foram incorporados a carne moída inoculada com S. flexneri. A quantificação da bactéria foi realiz nos tempos 0 h, 24 h e 48 h de armazenamento da carne a 12⁰C seguido de incubação por 24 h a 35 °C em meio Shiguela/Salmonella para contagem das colônias. Os óleos essenciais que apresentaram maior inibição foram o de Syzygium aromaticum (0,33%) e o de Cinnamomum cassia (0,65%). Os óleos de Thymus vulgaris, Origanum vulgare e Myristica fragans apresentaram CMI na faixa de 5 a 10%. As combinações dos óleos de folhas de Origanum vulgare, folhas e flores de Thymus vulgaris, botões florais de Syzygium aromaticum e partes aéreas de Cinnamomum zeylanicum obtiveram êxito no controle de Shigella flexneri, fato este que os torna possíveis adjuvantes na conservação de carne moída.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós Graduação em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, área de concentração Bioatividade de Plantas Medicinais, para obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5151
Aparece nas coleções: DAG - Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTACAO_Óleos essenciais de plantas condimentares com potencial anti-Shigela flexneri na conservação de carne moída.pdf409,71 kBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback