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Título: Doce de leite light funcional com café: um estudo de mercado
Título Alternativo: Functional “doce de leite” light coffee plus: a study of market
Autor(es): Guimarães, Ívina Catarina de Oliveira
Rocha-Leão, Maria Helena M.
Pimenta, Carlos José
Tavares, Lucas Silveira
Mendes, Juliana Farinassi
Ferreira, Eric Batista
Assunto: Functional food
New product
Acceptance
Alimento funcional
Publicador: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Data de publicação: 3-Abr-2012
Referência: GUIMARÃES, I. C. O. et al. Doce de leite light funcional com café: um estudo de mercado. Revista do Instituto de Latícinios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 67, n. 388, p. 53-59, set./ out. 2012.
Resumo: Pa ra a ela bora çã o de doces de leite diferencia dos mu ita s ma téria s prima s estã o disponíveis, algu ma s com a plicações muito oportu na s como: o café, rico em compostos funcionais e a polidextrose, um prebiótico. No processo de desenvolvimento de um produto, conhecer a s ca racterística s desejá veis pa ra o mesmo é imprescindível. Desta forma, o presente estudo se propôs a conhecer as cara cterística s espera das pelo consumidor com relação a um doce de leite com café, de baixa caloria e com propriedades funcionais através de uma pesquisa de mercado. O estudo foi realizado em duas etapas: fase qualitativa aplicada a consumidores em potencial de doce de leite, a qual serviu para desenvolver a abordagem para o problema e; fase quantitativa, a qual se gerou um questionário que foi aplicado a uma amostra probabilística de consumidores de doce de leite. Dentre os resultados mais relevantes, constatou-se que a maior parte dos consumidores certamente compraria um doce de leite light funcional, um indicativo de que o produto teria boa aceitação. O preço final que os consumidores estão dispostos a pagar está entre R$ 6,01 a 9,00. A intensidade preferida de cor e sabor do café no doce deve ser de nível intermediário. O segmento feminino, de 26- 35 a nos, casada s, com nível superior, renda mensa l de 2-3 sa lá rios, com a lgum tipo de doença crônica , mostrou -se como u m pú blico a lvo idea l pa ra este tipo de produ to. A pesquisa de mercado foi uma ferramenta muito eficaz no desenvolvimento do doce de leite light funcional enriquecido com café e prebiótico.
Abstract: For the preparation of “doce de leite” ma ny different raw materials are available, some very timely with applications su ch as: coffee, rich in compou nds a nd functiona l polydextrose, a prebiotic. In the process of developing a product, knowing the characteristics desirable for the same is essential. Thus, this study aimed to know the characteristics expected by consumers in connection with a “doce de leite” with coffee, low calorie and functional properties through market research. The study was conducted in two stages: qualitative phase applied to potential consumers of “doce de leite”, which served to develop the approach to the problem; and quantitative phase, which generated a questionnaire that was administered to a random sample of consumers of “doce de leite”. Among the most relevant results, we found that most consumers will certainly buy a “doce de leite” light functional, an indication that the product had good acceptance. The final price that consumers are willing to pay is between $ 6.01 to 9.00. The preferred intensity of color and flavor of fresh coffee in the intermedia te level shou ld be. The fema le segment of 2 6-35 years, married, with higher education, monthly income of 2-3 salaries, with some kind of chronic disease, proved to be an ideal target audience for this type of product. Market research is a very effective tool in the development of functional light “doce de leite” enriched with coffee and prebiotic.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5161
Idioma: pt_BR
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