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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoulart, Ilsa do Carmo Vieira-
dc.creatorCabral, Giovanna Rodrigues-
dc.creatorNaves, Ludmila Magalhães-
dc.date.accessioned2022-08-17T19:19:25Z-
dc.date.available2022-08-17T19:19:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGOULART, I. do C. V.; CABRAL, G. R.; NAVES, L. M. Diálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto? Devir Educação, Lavras, v. 6, n. 1, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/51676-
dc.description.abstractIn view of the recommendations of isolation and social distancing, the establishment of emergency remote education was the strategy used by educational institutions to minimize the gaps left in the education of children in the years 2020 and 2021, in Brazil. Thus, with the proposition of pedagogical actions to be carried out at home, distant from school, public schools are facing the challenge of ensuring students' learning in times of social isolation and school closures, from the pandemic context caused by Coronavirus (COVID-19). Faced with this unusual situation of education, one can question: who teaches and who learns in this context of remote teaching? From this provocation, reflect on the reports constructed by students of the Pedagogy course based on dialogues held in remote meetings with literacy teachers. To this do, it is presented an experience report from the formative actions developed in the curricular components Practices of Literacy and Literacy and Internship in Literacy and Literacy, taught to students of the Pedagogy course, bringing situations of dialogues with literacy teachers about the processes of teaching and learning in remote circumstances.The reports point to pedagogical actions sproused by a teaching knowledge demarcated by what we call: "emergent action", "practical action", "reflective action". The conditions of remote teaching required differentiated pedagogical actions for the elaboration and implementation of teaching and learning processes, signaling the teacher's condition as a learning subject and the need for continuous training.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceDevir Educaçãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectLiteracy teacherpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.titleDiálogos construídos com professoras alfabetizadoras: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto?pt_BR
dc.title.alternativeDialogues built with literacy teachers: who teaches and who learns from remote teaching?pt_BR
dc.title.alternativeDiálogos construidos con alfabetizadores: ¿quién enseña y quiénaprende de la enseñanza a distancia?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoDiante das recomendações de isolamento e distanciamento social, a instauração do ensino remoto emergencial foi a estratégia utilizada pelas instituições de ensino para minimizar as lacunas deixadas na educação das crianças nos anos de 2020 e 2021, no Brasil. Assim, com a proposição de ações pedagógicas a serem realizadas em casa, distantes da escola, as redes públicas de ensino estão enfrentando o desafio de garantir a aprendizagem dos estudantes em tempos de isolamento social e fechamento das escolas, decorrentes do contexto pandêmico provocado pelo Coronavírus (COVID-19). Frente a esta situação inusitada da educação, pode-se questionar: quem ensina e quem aprende neste contexto de ensino remoto? Frente a esta provocação, pretende-se refletir sobre os relatosconstruídospor estudantes do curso de Pedagogia,a partirdediálogos realizados em encontros remotos com as professoras alfabetizadoras.Para isso, apresenta-se relatosde experiência,elaborados comoaçãoformativa, desenvolvidosnos componentes curriculares Práticas de Alfabetização e Letramentoe Estágio em Alfabetização e Letramento, ofertados para estudantes do curso de Pedagogia,trazendo situações de diálogos com professoras alfabetizadoras sobre os processos de ensinar e de aprender em circunstâncias remotas.Osrelatosapontamações pedagógicas envoltas de um saber docente demarcado pelo que denominamos de: “agir emergente”, “agir prático”, “agir reflexivo”. As condições do ensino remotoexigiram açõespedagógicas diferenciadas para a elaboração e efetivação dos processos de ensinar e de aprender, sinalizando a condição do professor como sujeito aprendente e a necessidade da formação contínua.pt_BR
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