Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5184
Título: Mapeamento de banco de dados relacional para componentes de interface gráfica em dispositivos móveis
Autor : Rocha, Pedro Augusto Ferreira
Primeiro orientador: Resende, Antônio Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Resende, Ana Rubélia Mendes de Lima
Greghi, Juliana Galvani
Palavras-chave: Rapid application development
Ferramenta case para dispositivos móveis
Coletores de dados
Mapeamento de banco de dados relacional
Data da publicação: 17-Mar-2015
Referência: ROCHA, P. A. F. Mapeamento de banco de dados relacional para componentes de interface gráfica em dispositivos móveis. 2009. 71 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: Atualmente, muitas empresas utilizam dispositivos móveis como celulares, Personal Digital Assistants (PDA) e smarthphones para coleta de dados aplicáveis na estatística, vendas, pagamentos, dentre outros. Essa grande adesão a dispositivos móveis para coleta de dados despertou o interesse de empresas no desenvolvimento de ferramentas do tipo rapid application development (RAD) para automatização da programação de códigos comum a esse tipo de aplicação. Este trabalho de pesquisa desenvolveu um mapeamento de um modelo de banco de dados existente para os componentes de uma interface gráfica de dispositivos móveis, de acordo com os atributos requeridos na aplicação. A partir do mapeamento, construiu-se um protótipo denominado Gerador de Códigos para Interface de Dispositivos Móveis (GACIDIM) capaz de gerar automaticamente o código fonte da interface a partir das características dos relacionamentos entre as tabelas de um banco de dados, seus campos e atributos.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5184
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:PROGRAD - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.