Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5235
Título: Análise de desempenho da migração de máquinas virtuais utilizando Xen e iSCSI
Autor : Alkmin, Gustavo Prado
Primeiro orientador: Uchôa, Joaquim Quinteiro
Primeiro membro da banca: Schneider, Bruno de Oliveira
Pereira, Marluce Rodrigues
Palavras-chave: Virtualização
Migração de máquinas virtuais
Protocolo iSCSI
Storage virtual
Data da publicação: 17-Mar-2015
Referência: ALKMIN, G. P. Análise de desempenho da migração de máquinas virtuais utilizando Xen e iSCSI. 2009. 54 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2009.
Resumo: Este trabalho apresenta uma solução de baixo custo para a migração de máquinas virtuais. As ferramentas utilizadas foram o hipervisor Xen, o iSCSI target IET Enterprise e o iSCSI initiator Open iSCSI. Todas as ferramentas utilizadas, incluindo os benchmarks, são livres. Os resultados mostraram que utilizando uma rede de 100MBits e tendo o sistema de arquivos da máquina virtual em um storage virtual é possível realizar a migração com um baixo custo. O único ponto fraco da solução foi o desempenho da rede, que influenciou na latência do disco. Uma solução para isto seria a adoção de uma rede Gigabit. Como a solução envolveu a utilização do protocolo iSCSI para exportar um disco para uma máquina virtuai, foi feita uma análise de desempenho deste tipo de utilização nas mesmas condições de baixo custo. O resultado mostrou que a perda de desempenho foi muito pequena, com excessão da rede.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5235
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Analise_desempenho_migracao_maquinas_virtuais_utilizando_Xen.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.