Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5335
Título: Segurança da informação: um instrumento para avaliação do plano de continuidade do negócio aplicado em uma organização pública
Autor : Carvalho, Italo Rezende Ferreira de
Primeiro orientador: Bermejo, Paulo Henrique de Souza
Primeiro membro da banca: Pereira, Denilson Alves
Zambalde, André Luiz
Palavras-chave: Segurança da informação
Gestão de continuidade
Plano de continuidade do negócio
Instrumento de avaliação
Data da publicação: 16-Abr-2015
Referência: CARVALHO, I. R. F. Segurança da informação: um instrumento para avaliação do plano de continuidade do negócio aplicado em uma organização pública. 2011. 57 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: No âmbito da segurança da informação, a continuidade do negócio em instituições públicas é fundamental para a manutenção de serviços essenciais à população, conferindo eficiência e credibilidade de empresas públicas perante os cidadãos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um instrumento de avaliação de planos de continuidade de negócio (PCNs) de instituições públicas e aplicá-lo, de modo a contribuir para o constante aprimoramento e eficiência de PCNs e auxiliar organizações públicas a se adequarem às exigências do governo federal. O instrumento de avaliação do PCN foi desenvolvido com base nas melhores práticas descritas na norma NBR ISO/IEC 27002 e na Norma Complementar 06/IN01/DSIC/GSIPR. Ele é composto de quatro fases, onde a primeira fase tem foco na gestão do plano, a segunda fase tem o objetivo de determinar possíveis cenários onde o plano deva ser colocado em ação, a terceira fase avalia a equipe e as medidas adotadas para o cenário determinado na fase anterior e a quarta fase tem o objetivo de avaliar cada medida de contingencia separadamente. Posteriormente, o instrumento foi aplicado para avaliar o plano do Aeroporto Internacional de Florianópolis a fim de identificar falhas e soluções à luz de normativas vigentes do setor público. A partir da aplicação do instrumento de avaliação, verificou-se que o plano do aeroporto cumpre com seu papel no que diz a contingenciar os principais sistemas, mas peca nas questões referentes à gestão do PCN. O instrumento de avaliação desenvolvido mostrou-se uma ferramenta importante no auxílio à avaliação e aprimoramento de PCNs de instituições públicas.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5335
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.