Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5337
Título: Gestão de recursos financeiros em tecnologia da informação - um estudo de caso na administração pública de uma cidade de pequeno porte da região sul de Minas Gerais
Autor : Ribeiro, Tiago de Souza
Primeiro orientador: Alves, Rêmulo Maia
Primeiro membro da banca: Bettio, Raphael Winckler de
Melchiori, Ana Paula Piovesan
Palavras-chave: Cobit
PO5
Data da publicação: 16-Abr-2015
Referência: RIBEIRO, T. S. Gestão de recursos financeiros em tecnologia da informação - um estudo de caso na administração pública de uma cidade de pequeno porte da região sul de Minas Gerais. 2011. 82 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: A Tecnologia da Informação exerce papel fundamental dentro das organizações, ajudando as mesmas a atingirem seus objetivos. Atualmente são realizados investimentos maciços no setor de Tecnologia da Informação, porém os resultados de tais investimentos, na maioria dos casos, é insatisfatório, nesse contexto se faz necessário lançar um olhar crítico sobre o gerenciamento dos recursos financeiros nesta área, bem como sobre o gerenciamento de investimentos no setor. O presente trabalho faz uma avaliação de como é realizado o gerenciamento de recursos financeiros em Tecnologia da Informação na administração pública de uma cidade de pequeno porte do sul de Minas Gerais, também avalia o nível de maturidade do processo PO5 - do framework Cobit – na organização. Procura-se estabelecer uma relação entre os investimentos realizados em Tecnologia da Informação e o grau de satisfação de usuário dos serviços disponibilizados por este setor. Os resultados mostraram que a organização executa alguns processos necessários ao bom gerenciamento dos investimentos e dos recursos financeiros de Tecnologia da Informação, deixando, porém, algumas lacunas que deixam os processos falhos em algumas vezes. Também é constatado no trabalho que o nível de maturidade atual da organização no processo PO5 é o um e que de maneira geral os usuários estão insatisfeitos com os serviços disponibilizados. São propostas ações que tem por objetivo aumentar o grau de satisfação dos usuários de Tecnologia da Informação e elevar o nível de maturidade do processo PO5 para quatro, bem como tornar mais eficientes os gerenciamentos de investimentos e de recursos financeiros de Tecnologia da Informação.
Abstract: Information Technology plays a fundamental role within organizations, helping themachieve their goals. There are currently made massive investments in the sector ofInformation Technology, but the results of such investments, in most cases, is unsatisfactory in this context it is necessary to look critically on the management of financial resources in this area, as well as the management investment in the sector.This paper makes an assessment is performed as the financial resource management in information technology in public administration in a small town in southern Minas Gerais, also evaluates the level of process maturity PO5 - theCOBIT framework - the organization . We seek to establish a relationship betweeninvestments in information technology and the degree of user satisfaction ofservices provided by this sector. The results showed that the organization performssome processes necessary for the proper management of investments and financialinformation technology, whilst leaving some gaps left by the failed process a few times. It is also found in the work that the current maturity level of the organization isa process PO5 and that in general users are dissatisfied with the services provided.Actions are proposed which aims to increase the degree of satisfaction of users ofinformation technology and raise the level of process maturity for four PO5, as well as to more efficient investment management and financial resources of Information Technology.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5337
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.