Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DCC - Departamento de Ciência da Computação >
DCC - Graduação >
DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5338

Título: Gerenciamento de objetos de aprendizagem e relatos de experiencia no portal Edues Brasil 2.0
Autor(es): Borges, Hudson Silva
Orientador: Costa, Heitor Augustus Xavier
Membro da banca: Silva, Simone Vasconcelos
Werner, Cláudia Maria Lima
Santos, Rodrigo Pereira
Assunto: Objetos de aprendizagem
Relatos de experiência
Metadados
Repositório de objetos de aprendizagem
Repositório de relatos de experiência
Reusabilidade
Data de Defesa: 6-Dez-2011
Data de publicação: 16-Abr-2015
Referência: BORGES, H. S. Gerenciamento de objetos de aprendizagem e relatos de experiencia no portal Edues Brasil 2.0. 2011. 113 p. Monografia (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2011.
Resumo: Existem iniciativas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Engenharia de Software (ES), contudo muitas vezes isoladas, pois não há um canal de divulgação adequado para viabilizar sua utilização em contextos similares. Nesse sentido, este artigo apresenta uma evolução do Portal EduES Brasil para armazenar essas iniciativas na forma de objetos de aprendizagem (OAs) e relatos de experiência, bem como coordenar os papéis dos envolvidos no processo. No repositório central de OAs, o pesquisador em ES disponibiliza a sua iniciativa com um protocolo de utilização o qual guiará o educador em ES na sua aplicação em sala de aula. Assim, educadores podem buscar e recuperar objetos de aprendizagem e pesquisadores obtém a opinião da comunidade. No repositório central de relatos de experiência, pesquisadores e educadores realizam a inserção de suas experiências no sentido de que estas poderão ser mais bem aproveitadas tanto na sua utilização quanto na sua evolução.
Abstract: There are initiatives to improve the software engineering (SE) teaching and learning process, but often isolated, because there is an appropriate channel for dissemination to allow its use in similar contexts. In this sense, this paper presents an evolution of Brazil EduES Portal to store these initiatives in the form of learning objects (LOs) and experience reports, and coordinate the roles of those involved in the process. In the central repository of LOs, the ES researcher provides his initiative with a use protocol which will guide the educator in the ES application in the classroom. Thus, educators can search and retrieve learning objects and researchers get community input. In the central repository of experience reports, researchers and educators realize the integration of their experiences in the sense that they could be better used in both its use and in its evolution.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5338
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (Monografias)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
MONOGRAFIA_Gerenciamento_de_objetos_de_aprendizagem_e_relatos_de_experienca_no_portal_edues_brasil_2.0.pdf4,02 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback