Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5374
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorToma, Maíra Akemi-
dc.date.accessioned2015-04-22T18:14:50Z-
dc.date.available2015-04-22T18:14:50Z-
dc.date.issued2015-04-22-
dc.date.submitted2015-02-09-
dc.identifier.citationTOMA, M. A. Abordagem do tema solos com ênfase em sua biodiversidade na educação básica no município de Lavras - MG. 2015. 83 p. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5374-
dc.description.abstractSoil plays an essential role in sustain the life on Earth. However, the lack of knowledge about soil and its biodiversity have generated many degradation processes and, thus, compromising the performance of their functions. Therefore, to stimulate thought on human attitudes in the conservation of soil ecosystem, this study aimed to introduce and develop the Soil theme, with emphasis on soil biodiversity, in basic education in Lavras county, MG. Thus, the research was conducted in three stages. At first a survey of demands on a continuing course of teacher training was performed and educational materials on the subject were developed; then a course of continuous teacher training was developed and offered; and in the third stage, activities in two elementary schools with two teachers participating in the training course were carried out. It was assumed that the teaching materials produced can assist in teaching in Soils and soil biology, but that should be adjusted according to the availability of materials in the schools and creativity of those involved. It was found that there is a growing and promising demand for different courses of graduate for teachers of basic education or a readjust in the selection process of regular graduation courses, since they are highly exclusive to those outside the academic routine. In addition, it was found that the content of Soils and Soil Biology is likely to be working in primary education, mainly through field activities, group activities and videos.-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEducação em solospt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSoil Educationpt_BR
dc.subjectTeaching resourcespt_BR
dc.subjectTeachers trainingpt_BR
dc.titleAbordagem do tema solos com ênfase em sua biodiversidade na educação básica no município de Lavras - MGpt_BR
dc.title.alternativeApproach to solo theme with emphasis on your biodiversity in basic education in Lavras country - MGpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDCS - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationBiologia, Microbiologia e Processos Biológicos do Solopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Fatima Maria de Souza-
dc.contributor.referee1Moreira, Fatima Maria de Souza-
dc.contributor.referee1Nascimento Júnior, Antônio Fernandes-
dc.contributor.referee1Muggler, Cristine Carole-
dc.contributor.referee1Vilas Bôas, Rogério Custódio-
dc.description.resumoO solo desempenha funções essenciais para a sustentação da vida na Terra. No entanto, a falta de conhecimento acerca do solo e de sua biodiversidade tem gerado inúmeros processos de degradação deste recurso e, desta maneira, comprometendo o desempenho de suas funções. Portanto, para estimular a reflexão quanto às atitudes humanas na conservação do ecossistema solo, o presente trabalho teve como objetivo inserir e desenvolver o tema Solos, com ênfase na biodiversidade do solo, na educação básica do município de Lavras, MG. Desse modo, a pesquisa foi realizada em três momentos. No primeiro momento foi realizado um levantamento de demandas sobre um curso de formação continuada de professores e desenvolvidos materiais didáticos sobre o tema; em seguida, foi elaborado e ofertado um curso de formação continuada de professores; e, na terceira etapa, foram realizadas atividades em duas escolas de ensino fundamental com dois professores participantes do curso de formação. Supôs-se que os materiais didáticos produzidos poderiam auxiliar no ensino em Solos e Biologia do Solo, mas que deveriam ser adaptados de acordo com a disponibilidade de materiais das escolas e a criatividade dos sujeitos envolvidos. Constatou-se que há uma crescente e promissora demanda de cursos diferenciados de pós-graduação para professores da área de educação básica ou uma reformulação no processo seletivo dos cursos regulares de pós-graduação, uma vez que são altamente excludentes àqueles fora da rotina acadêmica. Também verificou-se que o conteúdo de Solos e Biologia do Solo é passível de ser trabalhado no ensino fundamental, principalmente, por meio de atividades de campo, atividades em grupo e vídeos.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Appears in Collections:Ciência do Solo - Mestrado (Dissertações)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.