Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/54374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHoffmann, Yohana-
dc.creatorCosta, David-
dc.creatorNakamura, Luiz-
dc.date.accessioned2022-08-29T16:50:07Z-
dc.date.available2022-08-29T16:50:07Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationHOFFMANN, Y.; COSTA, D.; NAKAMURA, L. Dinâmica dos grupos de pesquisa: um estudo do GHEMAT-SC. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 4, p. 1-15, 2022. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2022.4.70.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/54374-
dc.description.abstractThe main aim of this paper is to present the dynamics of research groups, in particular, of the Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática – Santa Catarina (GHEMAT-SC) coordinated at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Our theoretical background is based on the sociological perspective of Pierre Bourdieu (1930-2002) and the activation of conceptual field tools and scientific capital. All analyses are performed based on available information in the Currículo Lattes and the Research Group Directory from CNPq, and Gephi and IRaMuTeQ software were used in order to provide the visualisation of the data. Observing both structure and distribution of the agents of GHEMAT-SC, we may note the relationship dynamics in the group, a search for recognition and an increase in scientific and symbolic capital. Hence, the research group is growing over the years, expanding the scientific exchange among agents, working collectively. Another aspect is the alignment with the theoretical-methodological perspective of all research from Cultural History and School Culture, with Santa Catarina State as the locus, primary school and teaching of arithmetic in different time frames and sources of analyses, from normative documents, textbooks, magazines and pedagogical manuals and school notebooks.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - SP (GHEMAT-SP)pt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.sourceACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SPpt_BR
dc.subjectCampo científicopt_BR
dc.subjectGrupo de pesquisapt_BR
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectHumanidades digitaispt_BR
dc.subjectScientific fieldpt_BR
dc.subjectResearch grouppt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDigital humanitiespt_BR
dc.titleDinâmica dos grupos de pesquisa: um estudo do GHEMAT-SCpt_BR
dc.title.alternativeDynamics of research groups: a study of GHEMAT-SCpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoNesta comunicação temos como objetivo apresentar a dinâmica dos grupos de pesquisas, em particular, o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina (GHEMAT-SC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Temos como referencial teórico a perspectiva sociológica de Pierre Bourdieu (1930 - 2002) e a ativação das ferramentas conceituais de campo e capital científico. Utilizamos para as análises as informações junto às bases de dados: Currículo Lattes e o Diretório dos grupos de pesquisas do CNPq, assim como, dois softwares que auxiliam na visualização dos dados, a saber: Gephi e o IRaMuTeQ. Ao observar a estrutura e a distribuição dos agentes do GHEMAT-SC, podemos notar a dinâmica das relações no grupo, uma busca pelo reconhecimento e um aumento do capital científico e simbólico. Assim, o grupo está em crescimento ao longo dos anos, ampliando a troca científica entre os agentes, trabalhando de modo coletivo. Outro fator, é o alinhamento com a perspectiva teórica-metodológica das pesquisas a partir da História Cultural e da Cultura Escolar, possuindo como locus o estado de Santa Catarina, o ensino primário e o ensino de aritmética em diferentes recortes temporais e fontes de análises, desde documentos normativos, livros didáticos, revistas e manuais pedagógicos e cadernos escolares.pt_BR
Aparece nas coleções:DES - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Dinâmica dos grupos de pesquisa um estudo do GHEMAT-SC.pdf566,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons