Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5470
metadata.teses.dc.title: Adaptação do método de modelagem de negócios eriksson-penker utilizando a UML 2.0: estudo de caso em uma fábrica de software
metadata.teses.dc.creator: Machado, Breno Batista
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Olinda Nogueira Paes
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Zambalde, André Luiz
Resende, Antônio Maria Pereira de
metadata.teses.dc.description.concentration: Engenharia de software e modelagem de negócios
metadata.teses.dc.subject: Engenharia de software
Modelagem de negócios
Software engineer
Business modeling
metadata.teses.dc.date.issued: 24-Apr-2015
metadata.teses.dc.identifier.citation: MACHADO, B. B. Adaptação do método de modelagem de negócios eriksson-penker utilizando a UML 2.0: estudo de caso em uma fábrica de software. 2006. 101 p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2006.
metadata.teses.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta a adaptação do método de modelagem de negócios Eriksson-Penker, que utiliza a UML, para a UML 2.0. Um modelo de negócio é uma abstração de como um negócio funciona e traz uma visão simplificada de uma realidade complexa, eliminando detalhes e focando nos aspectos mais importantes do negócio. O objetivo da utilização da UML no trabalho é demonstrar um mecanismo de modelagem de negócio próximo aos mecanismos utilizados para modelagens de sistemas de software. A adaptação do método para utilização da UML 2.0 foi feita através da criação de profile, que é um mecanismo da UML 2.0 que possibilita o agrupamento dos elementos criados para poder realizar a modelagem. Além de proporcionar a realização deste trabalho, o profile criado pode ser utilizado em trabalhos futuros. Foi realizado um estudo de caso em uma fábrica de software, aplicando o método adaptado a fim de comprovar os resultados do trabalho. O ganho maior da modelagem de negócios para a fábrica de software, foi auxiliar na definição de seus objetivos e de sua estrutura.
metadata.teses.dc.description.abstract: This work presents an adaptation of the method of Erinksson-Penker business modeling which uses the UML to use UML 2.0. A business model is an abstraction of as a business runs and shows a simplified vision of a complex reality. It removes details and focusing in the most important aspects of the business. The objective to use UML at the work is demonstrating a mechanism of business modeling near to the mechanisms used to model software systems. The adaptation of the method to use UML 2.0 was done through the creation of a profile, which is a mechanism of the UML 2.0 that makes possible grouping the elements created to be able to carry out the modeling. As well providing the realization of this work, the created profile can be used in future works. It was carried out a case study in a software factory, applying the method adapted in order to prove the results of the work. The biggest profit of the business modeling to the software factory where the case of use was carried out went to help it at the definition of its objectives and structure.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/5470
metadata.teses.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:PRG - Ciência da Computação (Trabalhos de Conclusão de Curso)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.