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Título: Competências de trabalhadores egressos de cursos a distância: a percepção dos gestores de pessoas do setor industrial de Minas Gerais
Autor(es): Vilas Boas, Ana Alice
Brito, Mozar Jose de
Castro Júnior, Joel de Lima Pereira
Assunto: Administração de recursos humanos
Educação a distância
Organização industrial
Human resources management
Distance education
Industrial organization
Data de publicação: 2013
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Referência: ANDRADE, G. H. N. de. Competência de trabalhadores egressos de cursos a distância: a percepção dos gestores de pessoas do setor industrial de Minas Gerais. 2012. 126 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2012.
Resumo: Nos últimos anos, dada uma nova política do governo federal, verifica-se um movimento significativo de expansão de vagas nos cursos de graduação das universidades públicas e privadas no Brasil, com notável expansão das vagas destinadas à educação a distancia. Porém, embora haja este forte movimento em direção à educação formal, não se sabe ao certo, como estes profissionais estão sendo recebidos em seus trabalhos. Neste contexto, é importante elucidar que o objetivo geral deste trabalho foi verificar a percepção dos gestores de recursos humanos de organizações industriais em relação à qualidade dos cursos de graduação a distância ofertados no mercado, situadas no estado de Minas Gerais. No intuito de verificar esta percepção relacionada à formação do egresso, foram tratados nesta pesquisa temas referentes aos aspectos percebidos pelas organizações que demonstram a eficácia do processo de aprendizagem dos cursos a distancia; aos atributos mais relevantes para as organizações em relação aos egressos de um curso de graduação, além de identificar as diferenças percebidas entre egressos de um curso de graduação em sua modalidade presencial e a distância. Foram identificadas e avaliadas, sob o ponto de vista dos gestores de recursos humanos de organizações industriais, as vantagens e desvantagens advindas do processo de integração de um récem-formado, assim como foram levantadas as principais contribuições que esses egressos proporcionam às organizações assim como suas principais deficiências. Por fim, solicitou-se aos gestores de recursos humanos uma comparação entre as modalidades presencial e a distancia que tornou possível a identificação de traços comuns e dispares das duas modalidades de ensino. Segundo os relatos, os cursos de graduação, sejam eles a distancia ou presencial, ainda carecem de uma maior aplicação prática dos conhecimentos aprendidos, uma vez que muitos dos egressos chegam verdes demais para o trabalho nas organizações, situação essa que é contornada com maior facilidade pelos egressos de cursos da modalidade a distancia, contudo, não por requisitos abordados na formação e sim pela faixa etária mais elevada. Com relação à formação de novos quadros para as organizações muitos destacaram o papel democrático da educação a distância por essa modalidade de ensino foi mencionada como principal viabilizadora de educação formal para pessoas com famílias constituídas e sem a disponibilidade de tempo para frequentar cursos presenciais. Além disso, a possibilidade de desenvolver outras vivências complementares ao curso parece ser, aos olhos dos gestores de recursos humanos das organizações industriais, uma oportunidade interessante.
In recent years, given a new federal government policy, there is a significant movement of increase in enrollment in graduate programs of public and private universities in Brazil, with remarkable expansion of places for a distance education. However, although this strong movement towards formal education, no one knows for sure, as these professionals are being received in their work. In this context it is important to elucidate the general objective of this study was to assess the perception of human resource managers of industrial organizations in relation to the quality of undergraduate courses offered in distance market, located in the state of Minas Gerais. In order to verify this perception related to the training of graduates, were treated in this research themes relating to aspects perceived by the organizations that demonstrate the effectiveness of the learning process of distance courses, the most relevant attributes for organizations in relation to graduates of a course graduation and to identify perceived differences between graduates of an undergraduate course in your face and distance mode. Were identified and evaluated from the point of view of human resource managers of industrial organizations the advantages and disadvantages resulting from the integration process of a newly-formed, as well as the main contributions have been raised that these graduates provide organizations as well as its main weaknesses . Finally it was requested to human resource managers a comparison between the face and distance modes that made possible the identification of common and disparate features of the two methods of teaching. According to reports undergraduate courses be they distance or face even greater lack of practical application of knowledge learned, since many of the graduates come too green to work in organizations, a situation that is more easily bypassed by graduates from courses of the distance mode, but not by requirements discussed in training, but the older age group. Regarding the training of new cadres for many organizations highlighted the democratic role of distance education for this type of education was mentioned as the main enabler of formal education for people with families and made without the availability of time to attend courses. Moreover, the possibility of developing other complementary experiences to the course seems to be in the eyes of human resource managers of industrial organizations, an interesting opportunity.
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/551
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