Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRagi, Taisa Rita-
dc.creatorSilva, Letícia Fernanda Carvalho-
dc.creatorSouza, Gasperim Ramalho de-
dc.date.accessioned2022-11-07T20:43:39Z-
dc.date.available2022-11-07T20:43:39Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRAGI, T. R.; SILVA, L. F. C.; SOUZA, G. R. de. Compreendendo uma forma tecnolinguageira: uma análise linguística da construção e perpetuação de estereótipos raciais no gênero notícia online. Uniletras, Ponta Grossa, v. 44, p. 1-17, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55443-
dc.description.abstractWith the advent of technology and its uses within the social practices, there have been triggered changes in the use of language as well as new discursive and textual genres, such as the leads, constituents of the following technodiscoursive form: online news. Reflecting upon the technological advances that societies have experienced over the last decades, this paper is structured upon textual linguistics and discourse analysis’ studies, with the goal of analyzing and understanding the linguistic use in techno language forms and, more specifically, in online news. Furthermore, this research aims to discuss, identify and deconstruct the historically built pejorative social signs that portray the Brazilian black population, identified in the analyzed lead. In order to do so, this essay is drawn as follows: contextualization and synthesis of the linguistic studies on techno language practices, presentation of the historical perspective on racial issues in Brazil and reflection on the role of language and critical literacy in the racial struggle. Finally, through this study analysis results, we can point out the relevance of integrating the technodiscoursive forms and semiotics strategies to the discursive studies and critical racial literacy, inasmuch as language practices reflect social and historical issues.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)pt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceUniletraspt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectFormas tecnolinguageiraspt_BR
dc.subjectLetramento racial críticopt_BR
dc.subjectTextual linguisticspt_BR
dc.subjectTechnodiscoursive formspt_BR
dc.subjectCritical racial literacypt_BR
dc.titleCompreendendo uma forma tecnolinguageira: uma análise linguística da construção e perpetuação de estereótipos raciais no gênero notícia onlinept_BR
dc.title.alternativeUnderstanding a technodiscoursive form: a linguistic analysis of the construction and perpetuation of racial stereotypes in the online news genrept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCom o advento da tecnologia e seus diferentes usos nas práticas sociais, foram desencadeadas mudanças no uso da linguagem e, ainda, novos gêneros discursivos e textuais, como por exemplo, os leads, constituintes da forma tecnolinguageira notícia online. Pensando nos avanços tecnológicos que as sociedades têm experienciado ao longo das últimas décadas, o presente trabalho se estrutura a partir da linguística textual e análise do discurso, a fim de analisar e compreender o uso linguístico nos leads e, mais especificamente, nas notícias online. Ademais, esta pesquisa tem por escopo discutir, identificar e desconstruir os signos sociais pejorativos, construídos historicamente, sobre a população negra brasileira presentes no gênero notícia online. Para tal, este ensaio está estruturado da seguinte forma: contextualização e síntese dos estudos linguísticos sobre as tecnolinguageiras, contextualização histórica acerca das questões raciais no Brasil e reflexão sobre o papel da linguagem e do letramento crítico na luta racial. Por fim, por meio dos resultados da análise deste estudo, apontamos para a relevância de integrar as formas tecnodiscursivas e os recursos semióticos aos estudos discursivos e de letramento racial crítico, na medida que as práticas de linguagem refletem questões sociais e históricas.pt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons