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dc.creatorPires, Túlio Almeida Rocha-
dc.date.accessioned2022-12-12T20:26:46Z-
dc.date.available2022-12-12T20:26:46Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.date.submitted2022-10-26-
dc.identifier.citationPIRES, T. A. R. Estado de exceção, vida nua e racionalidade neoliberal na educação. 2022. 78 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55695-
dc.description.abstractThe present work presents two articles that take as a starting point the neoliberal rationality in education and its consequences. The first text consists of a bibliographical and qualitative research that aimed, respectively, to conceptualize the principles of human dignity and the State of exception to interpret the following question: do the foundations of Brazilian educational public policies contribute to the ineffectiveness of the principle of human dignity? In this sense, Resolution CNE CP 02/2019 was taken as an analytical paradigm of neoliberal rationality in education. In the end, considering the inherent characteristics of neoliberal policies and the paradigmatic document, it was possible to conceive them as factors that postpone the effectiveness of the fundamental principle of human dignity. Afterwards, the second article tried to answer the following question: what are the consequences of neoliberal rationality in education from the concept of bare life in Agamben? For this, the investigation aimed to conceptualize the concept of naked life in the work Homo Sacer: the sovereign power and the bare life, by Giorgio Agamben, after, the research used the postulates of Rolnik, Dardot and Laval as keys to interpret the consequences of neoliberal reason on education. In the end, among the fruits of neoliberal rationality in education, the production of a subjectivity standardized to the interests of capital, the need for the precariousness of public educational services and democratic access to public education, and the disconnection of intellectual formation, stand out critical and citizen with a view to operating the intellectual and subjective colonization of human bodies according to the designs of capital.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstado de exceçãopt_BR
dc.subjectRacionalidade neoliberalpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectState of exceptionpt_BR
dc.subjectNeoliberal rationalitypt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.titleEstado de exceção, vida nua e racionalidade neoliberal na educaçãopt_BR
dc.title.alternativeState of exception, bare life and neoliberal rationality in educationpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee2Ferreira, Rafael Alem Mello-
dc.contributor.referee3Vieira, Mauriceia Silva de Paula-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta dois artigos que tomam como ponto de partida a racionalidade neoliberal na educação e suas consequências. O primeiro texto consiste em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que objetivou, respectivamente, conceituar os princípios de dignidade humana e Estado de exceção para, a partir disso, interpretar o seguinte questionamento: os fundamentos das políticas públicas educacionais brasileiras contribuem para a inefetividade do princípio da dignidade da pessoa humana? Nesse sentido, a Resolução CNE CP 02/2019 foi tomada como paradigma analítico da racionalidade neoliberal na educação. Ao final, considerando as características inerentes às políticas neoliberais e ao documento paradigmático, foi possível concebê-las como fatores que postergam a efetividade do princípio fundamental da dignidade humana. Após, o segundo artigo tratou de responder ao seguinte questionamento: quais as consequências da racionalidade neoliberal na educação a partir do conceito de vida nua em Agamben? Para isso a investigação objetivou conceituar a ideia de vida nua na obra Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua, de Giorgio Agamben, após, a pesquisa utilizou dos postulados de Rolnik, Dardot e Laval como chaves de interpretação das consequências da razão neoliberal na educação. Ao final, entre os frutos da racionalidade neoliberal na educação, destacam-se a produção de uma subjetividade padronizada aos interesses do capital, a necessidade de precarização dos serviços públicos educacionais e o acesso democrático à educação pública, e a desconexão da formação intelectual, crítica e cidadã com vistas a operar a colonização intelectual e subjetiva dos corpos humanos conforme os desígnios do capital.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263148485722814pt_BR
Aparece nas coleções:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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