Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55725
Título: Mediação: o conceito vigotskiano e suas implicações no processo de aprendizagem de estudantes surdos
Palavras-chave: Educação especial
Ensino-aprendizagem
Teoria Histórico-cultural
Data do documento: Mai-2022
Editor: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Citação: SANSÃO, W. V. de S.; LIMA, F. de P. M.; ANDRADE, J. A. A. Mediação: o conceito vigotskiano e suas implicações no processo de aprendizagem de estudantes surdos. In: FUMES, N. de L. F.; FERREIRA, R. M.; PEDRAZA, I. R. D. (Org.). A produção sócio-histórica do conhecimento em educação especial. Marília: ABPEE, 2022, p. 71-86.
Descrição: O movimento histórico-cultural de constituição da humanidade produz as significações que atuam na formação dos sujeitos. As superações das contradições ocorridas nesse processo dialético, influenciam diretamente na conformação das práticas sociais, inclusive da escola, no que diz respeito a sua organização institucional, ao currículo, aos processos de ensino e aprendizagem, entre outros aspectos. Isso ocorre porque, segundo Vigotski (2009), somos constituídos socialmente. De acordo com Vigotski (2009), um dos principais representantes da Teoria Histórico-cultural, os processos de significação ocorrem pela relação mediatizada entre o sujeito e o mundo, pressupondo uma relação direta com o desenvolvimento do pensamento, da linguagem e das funções psicológicas superiores, conceitos relevantes presentes na obra de Vigotski e para os estudos na área da educação. Wertsch (1988, p. 33), reforça a relevância do trabalho do teórico russo, destacando que "[...] a contribuição mais importante e original de Vygotsky consiste no conceito de mediação''. O autor amplia a discussão acrescentando que esse conceito envolve dois temas que fundamentam a mediação: o método genético e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores que ocorre considerando a existência de instrumentos e dos signos, tema que serão discutidos ao longo do texto. Admitindo a importância do conceito de mediação postulado por Vigotski para o desenvolvimento humano e para os processos de ensino e de aprendizagem que se desenvolvem no contexto escolar, notadamente envolvendo estudantes Surdos, este capítulo tem por objetivo discorrer sobre o conceito de mediação e suas implicações no processo de aprendizagem de estudantes surdos.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55725
ISBN: 978-65-8846-507-3
Aparece nas coleções:DED - Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.