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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Valeria Aparecida Costa-
dc.creatorOliveira, Vitor Pereira de-
dc.creatorFerreira, Lucio Fernandes-
dc.creatorBruzi, Alessandro Teodoro-
dc.date.accessioned2023-01-31T18:48:37Z-
dc.date.available2023-01-31T18:48:37Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationSOUSA, V. A. C. et al. A brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questão. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 17, e161111738991, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i17.38991.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55920-
dc.description.abstractGames are directly linked to childhood and contribute to the integral development of the child. During Early Childhood Education, the child has the opportunity to explore and build artifacts, in addition to using them in pretend play contexts. In the school environment, many of these opportunities are pedagogically structured to stimulate changes in the child's knowledge. Therefore, we have to use play as an extremely effective pedagogical resource for Early Childhood Education. In this study, we sought to understand the teaching perspective regarding the role of make-believe games in the context of Early Childhood Education. Seven teachers from the municipal Early Childhood Education network of Lavras - MG participated. These teachers were interviewed using a semi-structured script via Google Meet or WhatsApp video call. The teaching narratives were treated using the technique of discursive and intersecting textual analysis, in order to better understand the role of pretend play in Early Childhood Education. The data obtained allowed a better understanding of some existing needs within schools in relation to playing. It was also possible to verify the need for teacher training focused on practice. This could result in teachers who are more confident about their performance and more qualified to teach children.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherCDRR Editorspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.sourceResearch, Society and Developmentpt_BR
dc.subjectJogos simbólicospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectSymbolic gamespt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectHuman developmentpt_BR
dc.subjectPedagogical resourcept_BR
dc.subjectJuegos de fantasíapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectDesarrollo humanopt_BR
dc.titleA brincadeira de faz de conta na educação infantil: a perspectiva docente em questãopt_BR
dc.title.alternativeThe play of pretending in early childhood education: the teaching perspectivept_BR
dc.title.alternativeEl juego del fingir en la educación infantil: la perspectiva docente en cuestiónpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs brincadeiras estão diretamente ligadas à infância e contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Durante a Educação Infantil, a criança tem oportunidade de explorar e construir artefatos, além de usá-los em contextos de brincadeiras de faz de conta. No ambiente escolar, muitas dessas oportunidades são pedagogicamente estruturadas para estimular mudanças no conhecimento da criança. Portanto, temos a brincadeira como recurso pedagógico extremamente eficaz para a Educação Infantil. Nesse estudo, buscamos conhecer a perspectiva docente quanto ao papel das brincadeiras de faz de conta no contexto da Educação Infantil. Participaram sete professoras da rede municipal de Educação Infantil de Lavras - MG. Essas professoras foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado via Google Meet ou por chamada de vídeo do WhatsApp. As narrativas docentes foram tratadas por meio da técnica de análise textual discursiva e entrecruzadas, a fim de compreendermos melhor o papel do brincar de faz de conta na Educação Infantil. Os dados obtidos permitiram compreender melhor algumas necessidades existentes dentro das escolas em relação ao brincar. Também, foi possível constatar a necessidade de uma formação docente voltada para a prática, que poderia culminar em professores mais seguros quanto a sua atuação e um ensino mais qualificado para as crianças.pt_BR
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