Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55924
Title: | História e filosofia da biologia a partir do cinema: As instâncias de diálogo estabelecidas na visão de futuros professores de biologia |
Keywords: | Biologia - História Biologia - Filosofia Cinema Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Editora Poisson |
Citation: | FARIAS, L. M. et al. História e filosofia da biologia a partir do cinema: as instâncias de diálogo estabelecidas na visão de futuros professores de biologia. In: GONÇALVES, M. C. da; JESUS, B. G. de (Org.). Educação Contemporânea. Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 32, p. 37-43. DOI: 10.36229/978-65-5866-131-3.CAP.05. |
Description: | Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a partir do olhar de futuros professores de ciências/biologia o caminho proposto durante uma disciplina em que houve o diálogo de filmes com os conteúdos da História e Filosofia da Biologia. Ao final da disciplina, foi pedido aos estudantes que elaborassem um comentário acerca da questão “O cinema e a História e Filosofia da Biologia, o que este diálogo propiciou?”. Os comentários foram analisados utilizando o método discursivo baseado no referencial do Círculo de Bakhtin, o cotejo de enunciados. Pode-se perceber que o diálogo propiciou uma construção de um pensamento crítico sobre a História e Filosofia da Biologia enquanto ciência produzida social e historicamente; o cinema como possibilidade de enxergar momentos históricos; compreensão mais abrangente sobre como a Biologia se constituiu e a arte como forma de aproximação e problematização sobre o tema proposto. |
URI: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55924 |
ISBN: | 978-65-5866-131-3 |
Appears in Collections: | DBI - Livros e capítulos de livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPÍTULO_História e filosofia da biologia a partir do cinema as instâncias de diálogo estabelecidas na visão de futuros professores de biologia.pdf | 656,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License