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dc.creatorCarvalho, Alexandre Filordi de-
dc.creatorAlmeida, Jonas Rangel de-
dc.date.accessioned2023-02-09T22:03:54Z-
dc.date.available2023-02-09T22:03:54Z-
dc.date.issued2022-12-
dc.identifier.citationCARVALHO, A. F. de; ALMEIDA, J. R. de. Neoconservadorismo e arcaísmos no neoliberalismo: implicações para a corrosão da inclusão escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 35, 2022. DOI: 10.5902/1984686X71319.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55998-
dc.description.abstractThe article investigates the relationship between neoconservatism and neoliberalism to sustain the hypothesis that every disabled or socially excluding subject is an incarnated critique of neoliberalism, therefore, unbearable subjects. It starts from the conception that their somatic and existential singularities engender different efficiencies to the standards of neoliberal competences and skills. Neoliberalism cannot support or accept that perspective and makes use of neoconservatism as a convenient strategy to reject existential multiplicities through a series of stigmatization. It will be upon the analysis of archaisms that it can better understand the functioning of this neoconservatism and the reasons why public policies for school inclusion must be eroded and exterminated. To this end, two axes of analysis are developed. On the first axe, the relationship between neoconservatism and archaisms in neoliberalism is investigated, highlighting how both require conservative subjectivities. After this, it advances to understanding how the neoliberal subjective modelling reaches its subjects inside and outside the school walls, however, to destroy school inclusion. In the end, the article supports some reasons why it is still necessary to defend school inclusion.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceRevista Educação Especialpt_BR
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectNeoconservatismpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectInclusión escolarpt_BR
dc.titleNeoconservadorismo e arcaísmos no neoliberalismo: implicações para a corrosão da inclusão escolarpt_BR
dc.title.alternativeNeoconservatism and archaism on neoliberalismo: implications toward the scholar inclusion corrosionpt_BR
dc.title.alternativeNeoconservadorismo y arcaísmos en neoliberalismo: implicaciones para la corrosión de la inclusión escolarpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO artigo investiga a relação existente entre neoconservadorismo e neoliberalismo para sustentar a hipótese de que todo sujeito deficiente ou socialmente excludente é uma crítica encarnada ao neoliberalismo, logo, sujeitos insuportáveis. Parte-se da concepção que suas singularidades somáticas e existenciais engendram eficiências diferentes aos padrões das competências e das habilidades neoliberais. O neoliberalismo não pode suportar nem aceitar tal perspectiva e faz uso do neoconservadorismo como estratégia conveniente para rechaçar as multiplicidades existenciais por intermédio de uma série de estigmatização. Será na análise dos arcaísmos que se pode melhor compreender o funcionamento deste neoconservadorismo e as razões pelas quais as políticas públicas de inclusão escolar devem ser corroídas e exterminadas. Para tanto, dois eixos de análises são desenvolvidos. No primeiro, investiga-se a relação entre neoconservadorismo e arcaísmos no neoliberalismo, ressaltando como ambos requerem subjetividade conservadora. Em seguida, avança-se na compreensão de como a modelização subjetiva neoliberal alcança seus sujeitos dentro e fora dos muros da escola, porém, para destruir a inclusão escolar. Ao cabo, o artigo sustenta algumas razões por que ainda é preciso defender a inclusão escolar.pt_BR
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