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dc.creatorRibeiro, Marco Antonio Sabatini-
dc.creatorCarvalho, Alexandre Filordi de-
dc.date.accessioned2023-02-09T22:12:26Z-
dc.date.available2023-02-09T22:12:26Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.citationRIBEIRO, M. A. S.; CARVALHO, A. F. de. Nietzsche contra a domesticação das instituições de ensino. Cadernos Nietzsche, Guarulhos/Porto Seguro, v. 43, n. 3, p. 45-71, set./dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2316-82422022v4303masr-afc .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55999-
dc.description.abstractNietzsche's philosophy unfolds, at all times, in denouncing that the schools and universities in Germany serve, mostly, to domesticate as a modern force in favor of the values administered by the State. Considering this horizon, this article investigates the analytical background of the Nietzschean critique of education (Ersiehung) of his time to show the necessary tension that human formation (Bildung) emerges in the framework of his philosophy as the cultivation of new values. For that, it will be necessary to show that another level of discipline, at the same time cause and effect of a unique and proper formative experience, must be triggered as a creative power of and for other existential values.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos Nietzschept_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.sourceCadernos Nietzschept_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectBildungpt_BR
dc.subjectEducação (Ersiehung)pt_BR
dc.subjectDisciplinapt_BR
dc.subjectStatept_BR
dc.subjectEducation (Ersiehung)pt_BR
dc.subjectDisciplinept_BR
dc.titleNietzsche contra a domesticação das instituições de ensinopt_BR
dc.title.alternativeNietzsche against the domestication of educational institutionspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA filosofia nietzschiana se desdobra, a todo tempo, em denunciar que as escolas e universidades da Alemanha moderna serviam, majoritariamente, para domesticar as forças humanas em prol dos valores administrados pelo Estado. Considerando tal horizonte, este artigo investiga o fundo analítico da crítica nietzschiana à educação (Ersiehung) de seu tempo para mostrar a tensão necessária que a formação humana (Bildung) emerge no arcabouço de sua filosofia como cultivo de novos valores. Para tanto, será preciso mostrar que outro nível de disciplina, ao mesmo tempo causa e efeito de uma experiência formativa singular e própria, há de ser deflagrada como potência criativa de e para outros valores existenciais.pt_BR
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