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Título: Educação Superior e sustentabilidade: um estudo sobre a percepção dos atores do Campus Alto Paraopeba/UFSJ/MG
Autor(es): Pereira, Andréia de Souza
Orientador: Vilas Boas, Ana Alice
Coorientador(es): Machado, Rosa Teresa Moreira
Membro da banca: Picoli, Rogério Antônio
Rigatto, Silvia Helena
Área de concentração: Gestão de Organizações Públicas do Estado
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação superior
Sustainable development
Sustainability
Higher education
Data de Defesa: 11-Mar-2013
Data de publicação: 2013
Referência: PEREIRA, A. de S. Educação Superior e sustentabilidade: um estudo sobre a percepção dos atores do Campus Alto Paraopeba/UFSJ/MG. 2013. 155 p. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Públicas do Estado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
Resumo: A década de 2005 a 2014 foi instituída como a Década da Educação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Assim, essa década passou a ser vista como um instrumento de mobilização e difusão da consciência para uma mudança cultural que permita o atendimento das necessidades das gerações atuais, bem como o das gerações vindouras. A educação tem um importante papel nesse cenário e com a educação superior não poderia ser diferente. O presente estudo tem como escopo a avaliação da percepção dos atores de um campus universitário, Campus Alto Paraopeba (CAP), da Universidade Federal de São João del Rei, em relação ao desenvolvimento sustentável. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado aos discentes, docentes e técnicos administrativos do referido campus. Tal instrumento permitiu avaliar os valores, os comportamentos e os estilos de vida da comunidade acadêmica, considerando as principais dimensões do desenvolvimento sustentável. As médias da percepção dos atores sociais do CAP em relação a cada uma das dimensões consideradas (ambiental, econômica e social) foram relativamente altas, havendo um equilíbrio entre essas médias, sendo maior aquela referente à dimensão ambiental. O questionário possibilitou ainda, o levantamento de sugestões para tornar o cotidiano acadêmico mais sustentável. Além disso, por meio de dados secundários, foram levantados projetos e/ou ações desenvolvidos pela comunidade acadêmica do CAP e foi verificado que, dos projetos analisados, 75% podem contribuir direta ou indiretamente para o desenvolvimento sustentável. Um dos desafios notados neste estudo é a implementação do elevado número de sugestões para melhorar a sustentabilidade no campus, o que se constitui um desafio para os gestores, e também, para toda a comunidade acadêmica. Dessa maneira, além de suscitar nesses atores sociais uma reflexão sobre suas ações e comportamentos, esta pesquisa pode significar uma referência útil para futuras decisões pedagógicas e/ou administrativas da universidade, que promovam o campus e a educação superior, visando ao desenvolvimento sustentável. Considerando que há um longo caminho, permeado de conflitos, fracassos e também de vitórias para se alcançar o desenvolvimento sustentável, tornam-se necessários líderes e gestores comprometidos e, ainda, iniciativas empreendedoras que permitam o aprendizado e a evolução que, muitas vezes, ocorrem em um nível local, refletindo-se numa esfera global
The period between 2005 to 2014 was declared as Decade of Education for Sustainable Development (ESD) by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). Therefore, this decade came to be as a mobilization of instruments and conscious spread for a cultural transformation that allowed attending the basics needs of this present generation as well as for the future generations. The education has an important function in this context as well the higher education. The aim of the present study is to evaluate the Federal University of São João del Rei actors’ perceptions, situated on High Paraopeba Campus (HPC), in relation to sustainable development. To get this, was gave the students, to the professors and employees a semi-structured interview questionnaire. This methodology allows evaluating the values, behaviors and the life style of the academic community, considering the main dimensions of sustainable development. The HPC social actor’s perception in relation to each one used dimensions (ambient, economic and social) was comparatively high, being the highest the ambient dimension, however, there was a balance between all of them. The semi-structured interview questionnaire also made it possible to identify suggestions to make academic everyday life more sustainable. Moreover, projects and actions maintained by the HPC academic community was identified trough the secondary dates and it was made possible to verify among all analyzed projects that 75% can contribute in a direct or indirect way to sustainable development. One of the challenges identified by this study is implementing the high number of suggestions in order to improve sustainability on campus, which constitute a challenge for managers and also the entire academic community. This manner, more than make this social actor reflecting about their own actions and behaviors, this research can be an useful reference to futures decisions made in the university pedagogical and administrative area, promoting the campus and higher education with a focus on sustainable development. Considering that is a long way, permeated by conflicts, flops and also victories to achieve the sustainable development, it is necessary to have committed leaders and managers and enterprising initiatives that allow for learning and evaluation that reflects on local and global spheres
Informações adicionais: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, área de concentração Gestão de Organizações Públicas do Estado, para obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/560
Publicador: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)

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