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dc.creatorAlmeida, Nayara Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-03-13T15:19:26Z-
dc.date.available2023-03-13T15:19:26Z-
dc.date.issued2023-03-13-
dc.date.submitted2022-11-04-
dc.identifier.citationALMEIDA, N. R. de. O pensamento computacional e a BNCC em contextos de escolas/empresas. 2022. 100 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56108-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate how the teaching of Computational Thinking can be inserted in the Basic Education curriculum according to the National Common Curricular Base (BNCC). The subject in question was chosen due to the high rate of consumption of Digital Communication and Information Technologies (ICT) by children and adolescents today. This work is of a qualitative nature, consisting of a netnographic research, making use of the bibliographic review and the research diary as methodological tools, in order to articulate the existing studies on the subject to the results found. From the data collected, we will produce an analysis seeking an answer to the guiding question of this research: how has Computational Thinking been discussed and proposed for Basic Education? How have private educational companies incorporated such discussions into their products? The first stage of the study focuses on deepening the appropriate literature; the second includes data collection through a netnographic analysis of the websites and social media of 5 institutions that offer this education to elementary and high school students. This research points out the fact of the relevance of teaching Computational Thinking for Basic Education today, as well as how such knowledge can be inserted in school curricula in Brazil, with reference to the BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNetnografiapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectComputational thinkingpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Basept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectNetnographypt_BR
dc.titleO pensamento computacional e a BNCC em contextos de escolas/empresaspt_BR
dc.title.alternativeComputational thinking and BNCC in school/company contextspt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Cláudio Lúcio-
dc.contributor.referee1Mendes, Cláudio Lúcio-
dc.contributor.referee2Vieira, Estela Aparecida Oliveira-
dc.contributor.referee3França, Rozelma Soares de-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo investigar como o ensino do Pensamento Computacional pode ser inserido no currículo da Educação Básica de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O assunto em questão foi escolhido devido ao alto índice de consumo de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TIC) por crianças e adolescentes na atualidade. Este trabalho é de caráter qualitativo, compondo-se de uma pesquisa netnográfica, fazendo uso da revisão bibliográfica e do diário de pesquisa como ferramentas metodológicas, a fim de articular os estudos existentes sobre o assunto aos resultados encontrados. A partir dos dados levantados, produziremos uma análise buscando resposta para a questão norteadora dessa pesquisa: como o Pensamento Computacional tem sido discutido e proposto para a Educação Básica? Como empresas privadas de cunho educacional têm incorporado tais discussões em seus produtos? A primeira etapa do estudo se concentra no aprofundamento da literatura apropriada; a segunda inclui a coleta de dados por meio de uma análise netnográfica dos sites e mídias sociais de 5 instituições que oferecem esse ensino para alunos do Ensino Fundamental e Médio. Esta pesquisa aponta o fato da relevância do ensino do Pensamento Computacional para Educação Básica na atualidade, bem como tal conhecimento pode ser inserido nos currículos escolares do Brasil, tendo como referência a BNCC.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9591153973189347pt_BR
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