Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Renato Borges-
dc.date.accessioned2023-03-17T19:26:39Z-
dc.date.available2023-03-17T19:26:39Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.date.submitted2022-11-28-
dc.identifier.citationFERNANDES, R. B. Elaboração e validação de um instrumento de avaliação das influências na escolha de instituições de ensino superior na perspectiva de alunos do último ano do ensino médio. 2022. 189 p. Tese (Doutorado em Administração)–Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/56292-
dc.description.abstractThe choice of admission to higher education is permeated by two ultimate decisions: the higher education and higher education institution (HEI) choices, which do not necessarily share the same influencing factors in the choice of each one. Specifically, regarding the choice of HEI, students in the last year of high school represent the largest share of higher education newcomers and are the largest target audience of HEIs. Constituting a validated research instrument that can assess the various factors that influence the HEI choice is essential for institutions to understand and prepare to meet the needs of this audience. Thus, the objective of this thesis is to develop and validate a research instrument that assesses the degree of influence of factors related to the choice of higher education institutions by students in their final year of high school. The study was developed through a quali-quantitative approach initially extracting influencing factors by a systematic literature review. Then, field research was conducted with 744 high school students from 10 schools, state and private, in Belo Horizonte. Content, convergent and construct validations were performed, reaching the definitive instrument. The results validated an research instrument with 40 variables, distributed in eight constructs, namely: Reputation and quality, HEI and me: values and interactions, Group and individual influencers, Processes and services of HEI, Status provided by HEI, Employability and remuneration provided by HEI, Student economic conditions, and Infrastructure of HEI. In conclusion, it is possible to say that a comprehensive instrument was obtained, which seeks to meet the main needs of HEIs regarding the understanding of the influencers in the choice of an institution by high school students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEscolhapt_BR
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectEstudante do ensino médiopt_BR
dc.subjectInstituição de ensino superiorpt_BR
dc.subjectInstrumento de pesquisapt_BR
dc.subjectValidaçãopt_BR
dc.subjectChoicept_BR
dc.subjectInfluencept_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectHigher education institutionpt_BR
dc.subjectResearch instrumentpt_BR
dc.subjectValidationpt_BR
dc.titleElaboração e validação de um instrumento de avaliação das influências na escolha de instituições de ensino superior na perspectiva de alunos do último ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment and validation of an evaluation instrument of influences in the choice of higher education institutions from perspective of students in the last grade of high schoolpt_BR
dc.typetesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Daniel Carvalho de-
dc.contributor.referee1Pinheiro, Alexandre Santos-
dc.contributor.referee2Castro, Cléber Carvalho de-
dc.contributor.referee3Costa Filho, Custódio Genésio da-
dc.contributor.referee4Campos, Renato Silvério-
dc.description.resumoA escolha de ingresso no ensino superior é permeada por duas decisões finais: a escolha do curso superior e a escolha da instituição de ensino superior (IES), que não compartilham, necessariamente, os mesmos fatores influenciadores na escolha de cada um. Especificamente, com relação à escolha da IES, estudantes do último ano do ensino médio representam a maior parcela de ingressantes no ensino superior e são o maior público-alvo das IES. Constituir um instrumento de pesquisa validado que consiga avaliar os diversos fatores que influenciam na escolha de uma IES é relevante para que as instituições entendam e se preparem para atender às necessidades deste público. Assim, o objetivo desta tese é elaborar e validar um instrumento de pesquisa que avalie o grau de influência de fatores relacionados à escolha de instituições de ensino superior por estudantes do último ano do ensino médio. O estudo foi desenvolvido por meio de uma abordagem quali-quantitativa, inicialmente, levantando os fatores influenciadores em uma revisão sistemática de literatura. Em seguida, foi conduzida uma pesquisa de campo com 744 estudantes do ensino médio de 10 escolas, públicas e privadas, de Belo Horizonte. Validações de conteúdo, convergente e de construto foram realizadas, chegando ao instrumento final. Os resultados validaram um instrumento com 40 variáveis, distribuídas em oito construtos, sendo eles: Reputação e qualidade, IES e eu: valores e interações, Grupos e indivíduos influenciadores, Processos e serviços da IES, Status proporcionado pela IES, Empregabilidade e remuneração proporcionadas pela IES, Condições econômicas do estudante e Infraestrutura da IES. Como conclusão, é possível afirmar que se obteve um instrumento abrangente, que busca atender às principais necessidades das IES referentes ao entendimento sobre os influenciadores na escolha de uma instituição por alunos formandos do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Administração e Economiapt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de Setores Específicospt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5162680252666533pt_BR
Aparece nas coleções:Administração - Doutorado (Teses)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.